Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha
Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

Notícias e artigos relacionados a Responsabilidade Social

Digite uma palavra chave para encontrar conteúdo relacionado:


As empresas podem usar decisões éticas para garantir seus negócios, sempre prestando contas a todas as pessoas envolvidas nos negócios da empresa. São os chamados stakeholders, onde podemos incluir todos os acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, parceiros, consumidores finais, bancos, governo, entre outros. Saiba mais sobre responsabilidade social.


Responsabilidade Social

O que é ética nos negócios

O principal papel da ética nos negócios é manter a empresa e seus funcionários responsáveis ​​por suas ações e pela forma como elas afetam os outros. Isso inclui o comportamento interno e externo. Essa prática ...

Responsabilidade Social

Colaboradores da SKF aprendem conceitos de sustentabilidade

Colaboradores da SKF aprendem conceitos de sustentabilidade Os colaboradores da SKF do Brasil estão aprendendo na prática os conceitos de sustentabilidade. A companhia de origem sueca está incentivando seus colaboradores a reciclar ... Leia mais

Responsabilidade Social

Declaração de governança corporativa

Declaração de governança corporativa A declaração de governança corporativa é uma visão geral dos processos pelos quais uma empresa é dirigida. Normalmente, ela é direcionada a sócios e acionistas ... Leia mais

Responsabilidade Social

Santos Brasil se engaja na luta contra o abuso sexual

Santos Brasil se engaja na luta contra o abuso sexual A Santos Brasil promove hoje, 18 de maio, data instituída pela Lei Federal nº 9970/00 como o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e ... Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade social corporativa e vantagem competitiva

Responsabilidade social corporativa e vantagem competitiva A relação entre responsabilidade social e vantagem competitiva está no fato de que a primeira, usada de forma eficaz pelas empresas, pode ser usada como ... Leia mais

Soluções de publicidade


Cadastre-se e receba notícias personalizadas


Saiba mais sobre responsabilidade social

A responsabilidade social corporativa (RSC), também conhecida como responsabilidade corporativa, é uma forma de auto-regulação das empresas integradas num modelo de negócio. Basicamente, a política de responsabilidade social funcionaria como um mecanismo de auto-regulação em que negócio fosse monitorado e atendesse à legislação, às normas éticas e às normas internacionais.

Responsabilidade Social 1 Responsabilidade Social 2 Responsabilidade Social 3 Responsabilidade Social 4 Responsabilidade Social 5

Imagens relacionadas a responsabilidade social

As medidas são tomadas de acordo com uma classificação na qual a organização seria considerada "socialmente responsável". Há quatro áreas que devem ser avaliadas, independentemente do resultado necessário: a função econômica, a qualidade de vida, o investimento social e a resolução de problemas.

Se até alguns anos atrás o maior objetivo das empresas era obter lucros, de algumas décadas para cá, a grande maioria das corporações buscam também ser bem aceitas no mundo do desenvolvimento sustentável. Não basta apenas lucrar, é preciso investir na sociedade, prevenir problemas relacionados à manufatura, especialmente relacionados ao meio ambiente e promover o bem-estar dos trabalhadores.

A empresa mostra a responsabilidade social corporativa quando ela molda suas políticas para ter um impacto positivo na sociedade e no ambiente. Conseguir isso significa o desenvolvimento de políticas, procedimentos operacionais e atividades diárias das empresas com metas de responsabilidade social em mente. Como medida adicional, algumas companhias divulgam publicamente o quão longe elas avançaram em direção a essas metas.

Comunidade

Algumas corporações envolvem a comunidade em seus esforços para promover a responsabilidade social. Empresas desenvolvem atividades que permitem a interação do público, tais como eventos culturais e doações para uma instituição de caridade da comunidade quando os consumidores compram certas marcas de alimentos. Atividades como estas exigem o envolvimento da comunidade em prol do sucesso da iniciativa. Embora tais programações alcancem um objetivo maior de a responsabilidade corporativa social, é certo que também elevam a marca da empresa e sua imagem.

Responsabilidade Social

Empresas desenvolvem programas que visem à Responsabilidade Social

Recursos

Uma atividade de responsabilidade social que ajuda a sociedade e o meio ambiente é o uso eficiente dos recursos naturais para criar produtos de uma empresa. Uma empresa pode obter lucratividade e ser socialmente responsável através de métodos tais como a reciclagem. Políticas que requerem o uso controlado dos recursos naturais reduzem a possibilidade de uso excessivo de recursos ambientais, o que pode ocasionar problemas graves como desmatamento e erosão do solo.

Produtos

Criação de produtos ecologicamente corretos é outra maneira que as empresas encontram de poderem mostrar o quanto estão envolvidas com os conceitos e práticas de responsabilidade social corporativa. Esses produtos geralmente têm um impacto menos negativo sobre o meio ambiente porque eles são feitos de materiais reciclados ou biodegradáveis, ou seja, elas se degradam naturalmente e são absorvidos pela natureza sem causar danos ao solo ou ao ambiente marinho.

Responsabilidade Corporativa Social

Os empregados têm papel importante dentro das empresas

Empregados

As corporações também podem agir de forma socialmente responsável em relação aos empregados. Quando uma empresa assume a responsabilidade por todos os seus ambientes de trabalho, domésticos e no exterior, isso ajuda a garantir o tratamento seguro e adequado de todos os funcionários. Os empregadores também pode desencorajar a discriminação em ambientes de trabalho através da adoção de medidas e políticas voltadas para a diversidade. Uma simples mas eficaz atividade de responsabilidade social corporativa enxerga os funcionários como ativos e não como despesas.

Com base neste conceito de responsabilidade corporativa social, a editoria Responsabilidade Social ressalta as ações que muitas empresas vêm realizando em prol da comunidade e de todos os envolvidos nos negócios das organizações. Além disso, é válido salientar também a importância do certificado SA8000, com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos, expedida pela ONU, Organização das Nações Unidas.

Google