Os acoplamentos de liberação rápida, também chamados de engates rápidos, são simples dispositivos mecânicos que permitem a conexão fácil e imediata ou a separação de ar de linhas fluidas com um mínimo de tempo de parada. Os engates rápidos são utilizados em sistemas hidráulicos e pneumáticos para ligar rapidamente tubos e mangueiras sem derramar líquidos, perda da pressão do fluido ou entrada de ar, economizando tempo.

Empresas relacionadas a acoplamentos de liberação rápida

Lâmpadas CCFL

Rua Rui Barbosa, 1775 - Joinville - SC - CEP: 89220-100
Telefone fixo: (47) 3121-9591 - Telefone fixo: (47) 3418-0342
E-mail: marketing@clpcenter.com.br
http://www.clpcenter.com.br/

DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA CAD 2D e 3D

Rua Agenor Porto, 102 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21511-490
Telefone fixo: (21) 2473-2790 - Celular: (21) 9321-8100
E-mail: mecseg@mecseg.com.br
http://www.mecseg.com.br/

Lista Técnica de Equipamentos e Sobressalentes

Rua Padre Telêmaco, 129 Sala 308 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21311-050
Telefone fixo: (21) 3822-6915 - Telefone fixo: (21) 3495-6139 - Celular: (21) 8955-7897
E-mail: contato@ohmsolucoes.com.br
http://www.ohmsolucoes.com.br/

SOBROU MATERIAL DE CONSTRUÇÃO DA SUA OBRA OU DE SUA REFORMA?

Rua João Borges, 409 - Londrina - PR - CEP: 86063-290
Celular: (43) 9649-6262
E-mail: TROCATUDOCONSTRUCAO@HOTMAIL.COM
http://WWW.TROCATUDOCONSTRUCAO.COM.BR/

Soluções em ferramentas, máquinas e equipamentos para MRO

Rodovia BR-116, 3420 - Curitiba - PR - CEP: 82590-200
Telefone fixo: (41) 3351-7000
E-mail: marketing@sodivel.com.br
http://www.sodivel.com.br/

Bratal Equipamentos Hidráulicos Ltda

Rua José Nicola Valério, 120 - Piracicaba - SP - CEP: 13414-006
Telefone fixo: (19) 3421-0081
E-mail: vendas@bratal.com.br
http://www.bratal.com.br/

Comtec Engates Ltda

Rua Bela, 964 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20930-381
Telefone fixo: (21) 3388-0874
E-mail: contato@comtec-engates.com.br
http://engatesrapido.com.br/

Endutek Conexões e Mangueiras Ltda.

Avenida Dona Ruice Ferraz Alvim, 379 - Diadema - SP - CEP: 09961-540
Telefone fixo: (11) 4070-5808 - Telefone fixo: (11) 4071-1808
E-mail: endutek@endutek.com.br
http://www.endutek.com.br/

Farex Indústria e Comércio de Máquinas Ltda

Rua Coronel Arruda Botelho, 216 - Boituva - SP - CEP: 18550-000
Telefone fixo: (15) 3263-5566
E-mail: farex@farex.com.br
http://www.farex.com.br/

Além disso, aliminam a necessidade de sangria do sistema de recarga ou de purgação ou ar devido a um atraso no tempo de desconexão. Esse dispositivo consiste em um pontal, ou ponta macho, chamado de bocal que desliza para a extremidade oposta, formando uma conexão que pode ser desligada rapidamente e vedada para interromper o fluxo de fluidos. Os engates rápidos são normalmente projetados para serem operados com manualmente sem o auxílio de ferramentas, embora alguns modelos ainda exijam o uso de uma chave.

Esses modelos são usados em muitas indústrias onde o fluxo eficiente de líquidos com desconexão rápida e ágil é necessário, como na transferência de gás com uso de mangueiras de combate a incêndios, pulverizadores agrícolas, sistemas automotivos, processos químicos e na indústria da construção. Eles também ajudam a garantir a segurança. Por exemplo, os tanques de combustível de aeronaves estão cheios de mangueiras equipadas com esses itens, porque o combustível é extremamente inflamável e os acoplamentos reduzem os vazamentos, evitando incêndios e inalação pelo operador.

Acoplamentos de contato rápido, engates rápidos e acopladores de desconexão rápida são nomes que se referem ao mesmo tipo de dispositivo industrial. Eles são produzidos para montagem em mangueiras ou outros equipamentos e pelo menos uma das extremidades tem uma válvula.

Quando a válvula abre, o engate fica conectado, permitindo o líquido fluir em uma direção. Quando ele está desligado, uma mola fecha a válvula, impedindo a perda de fluidos e a entrada de ar. Isso acontece rapidamente, pois o sistema desliga quase que imediatamente. O acoplamento de desconexão rápida pode ser conectado ou removido, transformando um mecanismo de bloqueio, tal como uma porca. A desconexão rápida é sempre operada manualmente, em vez de usar máquinas para tal finalidade, isso porque falhas podem ocorrer com as máquinas enquanto os engates estão sendo utilizados.

A maioria dos engates rápidos é composta de materiais metálicos, como cobre, alumínio ou aço inoxidável. Entretanto, os de plástico têm aumentado em popularidade devido a suas propriedades resistentes à corrosão e seu baixo custo. O plástico pode trabalhar com substâncias como fluidos hidráulicos, vapor, água, óleo, combustível, produtos químicos, gás ou transferência sólidos. Os tamanhos variam de 08/01 polegadas a 10 polegadas de diâmetro, e geralmente eles podem lidar com pressões de até 3.000 libras por polegada quadrada.

Há tipos e modelos que são vantajosos para uso em determinadas situações. Os engates rápidos de ar são utilizados quando se trabalha com o ar. Como o vazamento de ar normalmente não é tão perigoso, as vedações usadas nesses engates não são tão rápidas e apertadas como acontece em outros sistemas. Os engates de escape minimizam a perda do produto e os riscos de segurança, permanecendo abertas durante o uso normal e fechando-se rapidamente sob a força excessiva. Eles são normalmente usados durante a transferência de materiais perigosos. Os sistemas hidráulicos empregam essa solução devido a sua maior durabilidade e resistência, o que minimiza a perda de fluido e pressão. Uma conexão rápida é um dispositivo que une duas ou mais partes para evitar fugas ou queda da pressão. A ponta macho também é chamada de conector. Uma diferença principal é que os engates podem girar enquanto estiverem conectados, mas os acessórios não.

Esses dispositivos estão disponíveis com uma variedade de modelos de conexão. Os mais simples e menos caros são os conectores simples com pontas macho e fêmea, com um bloqueio de rolamento de manga. Os conectores de assento único possuem um selo de vedação para fechar o derrame de líquidos e são aproveitados quando um vazamento menor de líquidos é aceitável.

Os modelos de duplo cone, no entanto, contam com dois selos que fecham ambas as pontas. Outros tipos de acoplamento de liberação rápida incluem dupla rotação da esfera, deslizamento de vedação e conectores grampeador. Os engates de vedação deslizante têm os selos liberados para as extremidades expostas das metades macho e fêmea, oferecendo pouco espaço para sujeira e bactérias. Eles são usados para produtos químicos perigosos a fim de obter um mínimo de perdas.

Imagens relacionadas a acoplamentos de liberação rápida