Aquecedores infravermelhos são dispositivos de calor radiante que projetama luz infravermelha invisível. As ondas de luz infravermelha emitidas geram calor radiante que aquecem, cozinham ou secam os objetos, semelhante à luz UV. No entanto, os diferentes tipos usam radiação eletromagnética, em vez de ondas de luz para transmitir a energia do calor.

Empresas relacionadas a aquecedores infravermelhos

SECADORES POR INFRAVERMELHOS

Avenida Doutor Ezequiel Campos Dias, 91 - São Paulo - SP - CEP: 05525-090
Telefone fixo: (11) 3751-5902
E-mail: [email protected]
http://www.itagroup.com.br/

Lista Técnica de Equipamentos e Sobressalentes

Rua Padre Telêmaco, 129 Sala 308 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21311-050
Telefone fixo: (21) 3822-6915 - Telefone fixo: (21) 3495-6139 - Celular: (21) 8955-7897
E-mail: [email protected]
http://www.ohmsolucoes.com.br/

Unidade de água gelada/Termorregulador/Chiller e Assistência

Estrada do Morro Grande, 978 - Guarulhos - SP - CEP: 07175-080
Telefone fixo: (11) 2279-7299
E-mail: [email protected]
http://www.metacontrol.com.br/

Central das Lareiras Ltda.

Rua Saldanha Marinho, 2644 - Curitiba - PR - CEP: 80730-180
Telefone fixo: (41) 3022-3060
E-mail: [email protected]
http://www.centraldaslareiras.com.br/

Corel Aquecimento Industrial Ltda

Rua Loureiro de Apolo, 69 - São Paulo - SP - CEP: 02939-010
Telefone fixo: (11) 3993-8888
E-mail: [email protected]
http://www.corel.ind.br/

General Heating and Air Conditioning

Rua João Álvares Soares, 1530 - São Paulo - SP - CEP: 04609-003
Telefone fixo: (11) 5044-1683
E-mail: [email protected]
http://www.generalheater.com.br/

Juno - Dbi do Brasil

Rua Valois de Castro, 51 - São Paulo - SP - CEP: 04513-090
Telefone fixo: (11) 3845-0433
E-mail: [email protected]
http://www.junodobrasil.com.br/

KL Indústria e Comércio de Produtos Mecânicos

Rua Cristiano Otoni, 55 - São Paulo - SP - CEP: 08062-070
Telefone fixo: (11) 2943-8660 - Telefone fixo: (11) 2546-3680
E-mail: [email protected]
http://www.klmecanica.com.br/

Technoheat - Aquecimento Elétrico Industrial

Avenida Benedito de Lima, 346 - São Paulo - SP - CEP: 05376-020
Telefone fixo: (11) 3714-6644
E-mail: [email protected]
http://www.technoheat.com.br/

As ondas de calor infravermelho são longas ondas eletromagnéticas localizadas muito perto da parte visível do espectro eletromagnético. Porque o calor infravermelho não depende de ondas de luz ou de ar para ser transferido, o calor infravermelho pode penetrar em materiais e gases com mais facilidade do que por convecção.

Os modelos disponíveis podem ser aquecedores a gás que geram calor partir das chamas a gás ou elétricos, também conhecidos como de quartzo. Aqueles a gás são usados para aplicações maiores no setor industrial como no caso de galpões, áreas externas, garagens e de porta basculante, enquanto a variedade elétrica é normalmente utilizada em ambiente doméstico por questões de conforto. Eles são normalmente configurados como tubulares e as ondas de infravermelho projetadas são dirigidas e/ou concentradas por uma série de refletores, reduzindo o desperdício de energia.

Os do tipo industrial são mais usados em áreas onde os objetos e materiais requerem secagem ou aquecimento, sendo menos usado para aquecimento de ambientes. Processos de cura de adesivos, secagem de verniz, cura de tinta líquida e cura de revestimento em pó são muitas vezes realizados por aquecedores infravermelhos, que curam objetos cuidadosamente, com menos energia do que por convecção regular. Normalmente, os equipamentos são parte de um processo em uma linha de produção de plásticos, alimentos, produtos de metal ou cerâmica. Os diferentes materiais reagem ao calor de modo diferente, e as propriedades de absorção de um material em relação ao calor radiante são levados em consideração em todas as aplicações de aquecimento e de cura. Eles também são utilizados nas áreas em que o aquecimento central é impossível, como garagens automotivas, lojas de madeira, celeiros e hangares de avião.

A presença de filamentos ou fontes de calor dentro dos tubos de vidro ocorre no aquecedor tubular, que é alimentado por um filamento de tungstênio aquecido eletricamente e envolto em um tubo resistente ao calor, feito de vidro de quartzo.Por esta razão, eles são também chamados de aquecedores de quartzo. Os modelos a gás possuem tubos que convertem a energia do calor criado pela chama do gás para a radiação eletromagnética infravermelha através de filamentos, tubos ou trocadores de calor de cerâmica combinado com uma série de refletores. Alguns podem combinar ventiladores e circuladores de ar com o calor infravermelho para redistribuir as moléculas de ar quente e para que o calor se espalhe pelo ambiente mais rápido, mas estes não são necessários para o aquecimento de infravermelho eficiente.

Devido ao seu elevado nível de eficiência energética, são considerados um produto verde ou ambientalmente sustentável. O emprego deles gera grandes benefícios, tanto ambiental como economicamente. Diferentemente da maioria dos tipos a ar, os infravermelhos não emitem gases nocivos, uma vez que o calor infravermelho não exige a circulação do ar e, portanto, não tem emissões. O aproveitamento de desses dispositivos também pode evitar a remoção de oxigênio e de umidade do ar, tornando-os excelentes equipamentos para agropecuária e para geração de calor em espaço interno. Além disso, reduzem o risco de incêndio, consomem muito menos energia do que os convencionais e trabalham muito mais rapidamente. Devido à natureza radiante do calor infravermelho, não é eficaz para o aquecimento central ou aplicações de aquecimento à distância. Porém, funciona melhor para o aquecimento direto dos materiais e ambientes menores.

Imagens relacionadas a aquecedores infravermelhos