Os atuadores lineares são dispositivos que produzem movimentos lineares mecânicos através da conversão de várias formas de energia em energia mecânica. Normalmente, eles atuam como parte dos sistemas de controle de movimento em processos de montagem automatizada.

Empresas relacionadas a atuadores lineares

Lista Técnica de Equipamentos e Sobressalentes

Rua Padre Telêmaco, 129 Sala 308 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21311-050
Telefone fixo: (21) 3822-6915 - Telefone fixo: (21) 3495-6139 - Celular: (21) 8955-7897
E-mail: contato@ohmsolucoes.com.br
http://www.ohmsolucoes.com.br/

SIKO - Sistemas de medição lineares e angulares

Rua Abílio Figueiredo, 92 sala 85 - Jundiaí - SP - CEP: 13208-140
Telefone fixo: (11) 4497-1735
E-mail: mkt@lfequip.com.br
http://www.lfequip.com.br/

Mesas Pantográficas

Rua José Michelon, 269 - Caxias do Sul - RS - CEP: 95041-310
Telefone fixo: (54) 3224-2213
E-mail: comercial@brasin.com.br
http://www.brasin.com.br/

Assistência Técnica Especializada em Maquinas de envase.

Rua Wadia Jafet Assad, 171 CJ 03 - São Bernardo do Campo - SP - CEP: 09850-090
Telefone fixo: (11) 4512-1749
E-mail: eng@valpack.ind.br
http://www.valpack.ind.br/

Fuso de esferas, Guias Lineares e Reparo de Fuso de esferas

Avenida Constantinopla, 228 - Itapecerica da Serra - SP - CEP: 06871-300
Telefone fixo: (11) 4667-3966
E-mail: vendas@avasistema.com.br
http://www.avasistema.com.br/

Brasvalvulas Ltda.

Rua Camilo Lopes de Souza, 141 - São Paulo - SP - CEP: 04461-090
Telefone fixo: (11) 5614-6051 - Telefone fixo: (11) 5614-3772
E-mail: brasvalvulas@brasvalvulas.com.br
http://www.brasvalvulas.com.br/

Metalúrgica Varb Indústria e Comércio Ltda.

Estrada da Aldeinha, 312 - Barueri - SP - CEP: 06465-100
Telefone fixo: (11) 4191-1671
E-mail: vendas@varb.ind.br
http://www.varb.com.br/

Mpa Automação Ltda

Alameda do Contorno, 1308 - Goiânia - GO - CEP: 74853-120
Telefone fixo: (62) 3541-0015
E-mail: mpa@mpaautomacao.com.br
http://mpaautomacao.com.br/

Triaxis Ind. e Com. Ltda

Rua Bulgária, 215 - São Bernardo do Campo - SP - CEP: 09671-100
Telefone fixo: (11) 4361-4977
E-mail: triaxis@triaxis.ind.br
http://www.triaxis.ind.br/

Por isso, atuadores lineares são controlados por computador, apesar de os modelos simples poderem ser movidos mecanicamente ou manualmente. As diferentes formas de energia que movem esses aparelhos incluem forças hidráulicas, pneumáticas, mecânicas, eletro-mecânicas e material piezoelétrico. Os lineares, muitas vezes, agem como mecanismos para fornecer e transmitir uma quantidade precisa de energia, a fim de fazer funcionar outro mecanismo ou componente do equipamento. O atuador também pode fazer o trabalho em sozinho.

Os modelos lineares, como atuadores lineares de 12V e microatuadores auxiliam nos processos de robótica em uma ampla gama de indústrias, incluindo automotiva, biotecnologia, farmacêutica, de alimentos, de embalagens e produtos eletrônicos. Diferentes tipos de processos usam esse produto em projetos diversos, incluindo parafuso da esfera, CC, de válvulas, elétricos (ou cilindros elétricos), rotativo e lineares de miniatura.

Os das categorias telescópicos e piezoelétricos são empregados em aplicações especializadas. Os piezoelétricos fornecem movimento de precisão extremamente pequeno, e telescópico, já os de fusos proporcionam movimento mecânico vertical. Quase todos os processos de automação industrial utilizam modelos lineares para empurrar, levantar, girar ou transportar produtos ou equipamentos durante processos de fabricação diferentes. Alguns dispositivos operam no vácuo, na radiação, em ambientes criogênicos, corrosivos e submarinos.

Os dispositivos não são apenas movidos por uma variedade de projetos mecânicos, elétricos, pneumáticos e hidráulicos, mas também criam um movimento baseado em vários princípios diferentes. Muitos dos tipos lineares usam um projeto de parafuso de esfera constituído por uma haste do parafuso que gira dentro e fora de uma carcaça, proporcionando um movimento linear. Os de parafuso da esfera, também chamados de parafusos de unidade, são girados usando uma correia de transmissão síncrona, uma unidade de engrenagem ou por acionamento direto. O giro do parafuso empurra uma porca de movimentação ao longo do parafuso, que por sua vez empurra a haste. Ao girar o parafuso na direção oposta, a haste se retrai.

Atuadores rotativos não são sempre lineares, embora sirvam a propósitos semelhantes aos de lineares em aplicações de automação de montagem, proporcionando movimento radial. Os do tipo telescópicos utilizam uma tecnologia bastante nova de "eixo" para proporcionar movimento linear. Porque são telescópicas, o comprimento do atuador pode caber dentro de uma caixa relativamente pequena, fazendo com que telescópicos tenham um espaço altamente eficiente.

Ao escolher os diferentes produtos oferecidos pelos fabricantes, vários fatores são importantes para o sucesso do atuador em sua aplicação, incluindo a velocidade, comprimento de braçada e índice de carga. A precisão do ciclo de trabalho e os requisitos de programação também devem ser avaliados, bem como a vida útil desejada do sistema de atuador linear, alguns requisitos específicos de segurança, questões ambientais e de espaço.

Rotativos e lineares podem ser alimentados eletricamente, de forma hidráulica ou pneumaticamente. Os elétricos lineares são alimentados por corrente contínua ou motores de passo. Hidráulicos têm a força bruta, nenhuma compressão e excelente relação potência / peso. No entanto, eles tendem a vazar, apresentam menor confiabilidade, precisam de mais manutenção, são mais caros e barulhentos, usam líquidos inflamáveis e geram calor. Apesar de os atuadores pneumáticos serem baratos, têm uma resposta rápida e são simples e fáceis de controlar.

Os eletromecânicos estão rapidamente substituindo os pneumáticos porque poupam dinheiro, reduzindo o consumo desnecessário de energia nas plantas industriais, têm muito mais controle e flexibilidade, são especialmente benéficos para tarefas multiposicionais e não oferecem riscos ao meio ambiente, devido aos níveis elevados de ruído. As pesquisas foram avançando em termos de tecnologia de produção dos piezoelétricos lineares, com tecnologias que empregam rajadas curtas de alta tensão para criar o movimento de pequena escala, mas isso tem sido focado principalmente em micro-atuadores. Os piezoelétricos, em particular, conseguem o movimento linear, como resultado da eletricidade que é produzida a partir da pressão mecânica exercida sobre certos cristais, como o quartzo ou de sal de Rochelle.

Imagens relacionadas a atuadores lineares