Brochamento é um método eficiente e rentável de usinagem de precisão, que pode ser executado em uma superfície externa (redonda, plana ou contornada) ou a parte interna de um objeto. É considerado um serviço de remoção de metal, como os metais ferrosos e não ferrosos, além de materiais plásticos e madeira.

Empresas relacionadas a brochamento

Telas Touch Screen

Rua Rui Barbosa, 1775 - Joinville - SC - CEP: 89220-100
Telefone fixo: (47) 3121-9591 - Telefone fixo: (47) 3418-0342
E-mail: marketing@clpcenter.com.br
http://www.clpcenter.com.br/

Lista Técnica de Equipamentos e Sobressalentes

Rua Padre Telêmaco, 129 Sala 308 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21311-050
Telefone fixo: (21) 3822-6915 - Telefone fixo: (21) 3495-6139 - Celular: (21) 8955-7897
E-mail: contato@ohmsolucoes.com.br
http://www.ohmsolucoes.com.br/

COMPRO SUCATA DE METAL DURO/AÇO HSS/M2/LIGAS ESPECIAIS.

Rua Alto do Bonfim, 407 Vla. Sanata Catarina - São Paulo - SP - CEP: 04382-070
Telefone fixo: (11) 5562-4387 - Celular: (81) 9942-2565 - Celular: (11) 7273-0281
E-mail: cassiotungm2@ymail.com

Lautec Indústria de Ferramentas Ltda.

Avenida Henrique Guanciale, 190 - Campo Limpo Paulista - SP - CEP: 13236-010
Telefone fixo: (11) 4039-3663
E-mail: lautec@lautec.com.br
http://www.lautec.com.br/

Newbroach Serviços de Brochamento Ltda.

Rua Membeca, 134 - São Paulo - SP - CEP: 02931-110
Telefone fixo: (11) 3976-0662
E-mail: newbroach@newbroach.com.br
http://newbroach.com.br/

Trata-se de um corte feito com uso de brochas, composto por cinzéis, que aumentam de tamanho, fazendo com quecada corte seja mais profundo à medida que os cinzéis passam. Os centros de usinagem utilizam esse método para fazer cortes em engrenagens e rodas dentadas, bem como em chavetas e entalhes na superfície de uma peça. Estes produtos são fabricados em grandes volumes. O processo ocorre em uma instalação especializada, usando máquinas de mandrilar com um alcance um tanto limitado de habilidades.

Essas máquinas trabalham na parte externa de uma peça ou cria perfurações para que possam atingir todo o caminho através do material até chegar à parte interna. São equipamentos horizontais ou verticais, dependendo do tamanho da peça e do tipo de trabalho que se deseja fazer. A máquina vertical é usada para produzir volumes maiores de produtos. Os buracos e sulcos são feitos com um eixo estriado, que contém uma série de dentes sucessivamente maiores e são fortes o suficiente para cortar metais, podendo chegar até o fim da peça, formando um buraco na peça. O brochamento rotatório é um método popular que gira a ferramenta em altas rotações e empurra-o ou puxa-o através da peça.

Esse processo funciona melhor em materiais mais macios, tais como latão, bronze, ligas de cobre, alumínio , grafite, borrachas, madeira, compósitos e plásticos . No entanto, ele ainda tem uma boa classificação de usinabilidade em aço leve e usinagem de aços livres. A classificação de usinabilidade está intimamente relacionada com a dureza do material. Para aços de dureza ideal é entre 16 e 24 Rockwell C (HRC). Os itens mais comuns resultantes dessa produção são as engrenagens. As tolerâncias são geralmente ± 0,002 na (± 0,05 mm), mas em aplicações de precisão, uma tolerância de ± 0,0005 na (± 0,01 mm) pode ser realizada. Acabamentos de superfície são geralmente entre 16 e 63 milionésimos de polegada (μin), mas pode variar 8-125 μin. [10]

Durante a manufatura, algumas máquinas como tornos automáticos, tornos CNC suíço e máquinas de transferência rotativa são utilizadas para puxar ou empurrar uma ferramenta de mandrilar com o corte de dentes através de ou sobre uma peça. O único limite para o processo é o comprimento e a largura da parte que está sendo usinada.

As ferramentas utilizadas são as peças que realmente cortam o objeto. Essas ferramentas vêm em muitos tamanhos, materiais e variedades com base no corte desejado, mas geralmente são feitas de aço. Os dois principais tipos de ferramentas usadas são brochas internas e externas. A brocha interna é usada para perfurar inteiramente através da peça, fazendo um buraco com um determinado perfil e tamanho. Para iniciar o método de brochmento, é preciso fazer um buraco com uso de uma outra ferramenta antes de aplicar as ferramentas específicas através do material. Já a borda externa, por outro lado, é aplicada na peça para remover o material na superfície. Essas ferramentas são usadas para cortar rebarbas da borda da peça, ou para formar sulcos na superfície. Algumas ferramentas têm dentes em vários tamanhos e formas, sendo dispostos de modo que cada dente vai cortar um pedaço de metal de espessura precisa. Essas lascas já cortadas de metal são acumulados nos espaços entre os dentes das brochas. O tamanho eo espaçamento dos dentes é determinado pelo comprimento da peça a ser cortada.

Um dos serviços mais comuns é feito com máquinas hidráulicas motoras, uma vez que exigem uma grande quantidade de energia para funcionar continuamente. Existem dois tipos principais: lineares e rotativos. No linear, que é o processo mais comum, o mandril é executado linearmente contra uma superfície da peça para efetuar o corte. As brochas lineares são usadas em uma máquinas de mandrilar. Já no rotativo, o mandril é girado e pressionado contra a peça para cortar em eixo simétrico. Um mandril rotativo é usado em um torno mecânico ou máquina de parafuso . Ambos os processos o corte são feitos em uma passagem do broche, o que o processo torna muito eficiente.O brochamento foi originalmente desenvolvido para usinagem de chavetas internas. No entanto, logo descobriu-se que este é um método muito útil para realizar usinagem de superfícies e peças em alto volume de produção. Cada tipo de mandril é concebido especialmente para cortar a peça com forma geométrica determinada. Uma brocha personalizado normalmente só é viável com peças de grande volume, porque essa máquina pode custar entre R$ 25.000,00 e R$ 30.000,00.

Imagens relacionadas a brochamento