O cobre é um metal encontrado em abundância na natureza, sendo amplamente utilizado em aplicações comerciais e industriais por causa de suas muitas propriedades úteis. Trata-se de um metal maleável e dúctil, muito macio em seu estado puro, e é também o mais conhecido pela boa condução de calor e eletricidade.

Empresas relacionadas a cobre

Lista Técnica de Equipamentos e Sobressalentes

Rua Padre Telêmaco, 129 Sala 308 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21311-050
Telefone fixo: (21) 3822-6915 - Telefone fixo: (21) 3495-6139 - Celular: (21) 8955-7897
E-mail: [email protected]
http://www.ohmsolucoes.com.br/

Qualidade / Ensaios Não Destrutivos

Avenida Santa Mônica, 415 -- - Mauá - SP - CEP: 09380-110
Telefone fixo: (11) 2862-4116
E-mail: [email protected]
http://www.uniaobrazil.com.br/

Serviços de Automação Industrial

Rua Santo Antônio, 639 85 - São Paulo - SP - CEP: 01314-000
Celular: (11) 8898-0055
E-mail: [email protected]
http://www.automatinics.com.br/

Sucatas, máquinas e ferramentas industriais usados

Rua Francisco Ferreira, 66 casa - Salvador - BA - CEP: 41510-250
Celular: (71) 8860-7966 - Celular: (71) 9153-9502 - Celular: (71) 8167-1237
E-mail: [email protected]

Amifer Produtos Siderurgicos Ltda.

Rua Caetano Nogueira da Costa, 85 - São Paulo - SP - CEP: 02678-010
Telefone fixo: (11) 3859-2020
E-mail: [email protected]
http://www.amifer.com.br/

Conduspar Condutores Elétricos Ltda.

Rua Doutor Murici, 19 - São José dos Pinhais - PR - CEP: 83015-290
Telefone fixo: (41) 2109-6000
E-mail: [email protected]
http://www.conduspar.com.br/

Império dos Metais Comercial Ltda.

Rua Tupã, 22 - São Paulo - SP - CEP: 03460-050
Telefone fixo: (11) 2036-9900
E-mail: [email protected]
http://www.imperiodosmetais.com.br/

Shockmetais

Rua Fausto, 48 - São Paulo - SP - CEP: 04285-080
Telefone fixo: (11) 2065-1611
E-mail: [email protected]
http://www.shockmetais.com.br/

Algumas propriedades adicionais, tais como a dureza, podem ser alcançadas pela adição de elementos de liga, já que ele tem boas características de liga. Os dois principais tipos são ligas de cobre primário, que incluem latão e bronze, feitos principalmente com a adição de zinco e de estanho, respectivamente. Outras ligas incluem prata e níquel.

Os fornecedores de cobre são especializados na fabricação de pré-formas, moldes usados na fabricação de outros produtos e peças. As lâminas e folhas são lisas, flexíveis e vêm em forma de bobinas ou rolos. Esses produtos servem para confecção de tubos, sistemas de tubulação de cobre, hastes, barras e outras peças. Já as placas de latão e barras de bronze são mais grossas, que muitas vezes são estirados ou extrudados em formas diferentes. O metal e suas ligas são fornecidos para diversos setores, incluindo a indústria automotiva, área de arquitetura, construção civil, eletrônica, processamento de alimentos, aeronáutica, geração de energia, iluminação e telecomunicações. As pré-formas são fabricadas em sistemas de tubulações, hélices, equipamentos, produtos de cozinha, pequenas molas, cabos, adaptadores, conectores elétricos, iluminação, válvulas, moedas, equipamento de perfuração offshore, microchips e até telhados.

Fabricação de peças pré-formadas é o primeiro passo no processo de fabricação. Em primeiro lugar, é criado o pó de cobre e também em flocos, que podem ser usados para produtos como peças de metal em pó. Os processos de fundição são executados em fundições para criar inúmeros produtos, usando lingotes e sucata como matérias-primas. Os lingotes são aquecidos em ponto de fusão a 1981 º C, depois são injetados ou derramados em um molde de 3 dimensões, onde são deixados para tratamento de cura. Os moinhos de bronze também usam inúmeros processos, incluindo laminação a quente e a frio, estampagem, forjamento e extrusão, para criar produtos e ligas. Porque o material é macio em seu estado puro e não é recomendado para aplicações de construção, grande parte da produção em usinas de bronze é feita com ligas. Após uma forma de bronze ou cobre ter sido fabricada, também pode sofrer uma série de operações secundárias, tais como o recozimento, dobramento, estamparia, solda, gravura, polimento ou aplicação de revestimentos protetores claro.

Uma variedade de usos é associada com o metal e suas ligas. Como fio, é um condutor excelente, dúctil e de baixo custo de eletricidade e, portanto, é usado em muitas aplicações elétricas. É também um bom condutor de calor em produtos como trocadores de calor e vasos de pressão. Os sistemas de ar condicionado e refrigeração têm, frequentemente, a tubulação feitas desse elemento devido à sua resistência a temperaturas extremas e capacidade de resistir a produtos químicos abrasivos. Estes sistemas de tubulação não só oferecem a possibilidade de transferir a água, mas óleo e produtos químicos também. É, ainda, um excelente elemento de fabricação de pequenas molas e ferramentas como chaves, chaves de fenda, alicates, chaves, martelos e cinzéis.

Estas ferramentas são geralmente feitas de cobre-berílio, que é o mais forte tipo de liga. Como esta liga não é inflamável, é considerada segura para uso em ambientes perigosos, como plataformas de petróleo, onde existem produtos explosivos e inflamáveis, poeira, vapor e gases. As ligas de alta resistência compõem dispositivos na construção de aviões, automóveis, metrôs, trens e ônibus espaciais. Outros usos diversos para suas ligas incluem válvulas, bombas, objetos de decoração, ferramentas, moedas, utensílios de cozinha, pás, equipamentos de perfuração offshore e microchips. Sua cor atraente e acabamento o tornam popular em diversos aplicativos de arquitetura e construção, tanto em ambientes externos quanto internos. Junto com o latão e o bronze, também é usado para iluminação, luminárias e coberturas.

Os usos desse metal estão sempre em expansão, especialmente nos últimos tempos, dentro da fabricação de computadores, produtos eletrônicos e de telecomunicações. Linhas telefônicas existentes hoje em dia são compostas de pares trançados de fios, que agora estão sendo usados para conectar os computadores como uma alternativa menos dispendiosa de obter alta velocidade na área de comunicações e redes. Os fios conduzem eletricidade melhor do que qualquer outro metal, e deve conter 99,98% de pureza, a fim de ser utilizado para aplicações elétricas. Os chips de computador feitos de alumínio estão sendo substituídos por chips acobreados devido à sua superior qualidade de condutividade. Isso permite que o tamanho do canal condutor seja bastante reduzido, o que significa maior velocidade operacional.

É um metal sustentável para o futuro por causa de sua abundância. Muito pouco da oferta mundial foi extraída, e também é um dos metais mais comumente reciclados, fazendo da sucata muito valiosa. Representa uma opção econômica para os fornecedores, pois é um metal de longa duração e precisa de pouca manutenção. Para ajudar os fornecedores a alcançar uma vida útil maior aos produtos, certos processos de revestimento podem proteger a superfície do metal e prolongar a cor natural ouro-avermelhado. O cobre é altamente reativo com o oxigênio e desenvolverá uma pátina verde ao longo do tempo, especialmente em ambientes extremos em contato com intensa poluição.

Imagens relacionadas a cobre