Os detectores de vazamento de equipamentos são projetados para identificar e localizar vazamentos de líquidos ou de sistemas de gás e determinar a quantidade e a composição de um vazamento, utilizando o som e com uso de indicadores visíveis de ionização de chama ou de ondas ultra-sônicas.

Alguns sistemas são feitos com modelos permanentes e sem utilizar sensores portáteis. Eles indicam mudanças na pressão, vazão ou localizam o excesso de líquidos ou gases. A prevenção de vazamento é um fator crucial do setor industrial.

Muitas indústrias têm diferentes problemas de vazamento e, portanto, há a necessidade de equipamentos de detecção de vazamentos confiáveis e precisos para eliminar os riscos à saúde e aumentar a segurança. Na indústria médica, os vazamentos podem ser encontrados nas bombas, recipientes, dispositivos de transferência de fluidos e outros instrumentos que podem desempenhar um papel importante na manutenção da vida dos pacientes. Outras indústrias, como a automotiva, usam os vários tipos de detecção e equipamentos de medição. A ocorrência de vazamentos causa mau funcionamento do sistema e também é um fator muito perigoso para a saúde, dependendo do produto químico ou do gás que escapa pelo derrame.

Devido a isso, os muitos modelos que realizam a detecção em processos industriais são oferecidos pelos fabricantes e desempenham um papel importante em muitos campos atualmente.Ela é identificada por quatro tipos principais de dispositivos: eletrônicos, detectores de vazamento de ultrassom, por ionização de chama e de gás, tais como detectores de vazamento de hélio. Os diferentes detectores de gás industriais identificam determinados tipos de vazamentos, tais como vazamentos de gás refrigerante Freon, de gás natural, halogênio ou vácuo. Outros instrumentos analisadores de gás e testadores de vazamento também estão disponíveis para auxiliar na determinação da composição específica da fuga de gás, mas são incapazes de localizar o local exato do vazamento.

O uso dos equipamentos eletrônicos é a maneira mais rápida de identificar ou localizar um vazamento de gás. Existem dois tipos principais, aqueles que usam um diodo aquecido e aqueles que utilizam descarga corona. Os tipos de detectores eletrônicos de vazamento que usam um sensor aquecido são menos propensos a falsos alarmes, ao contrário do tipo de descarga corona, que pode ser afetado por poeira, umidade ou produtos solventes. Esses dispositivos são projetados para detectar qualquer tipo específico de refrigerante ou, até mesmo, vários tipos de elementos refrigerantes. Muitos fabricantes já produzem muitos modelos de ultrassom modernos e muito novos para a indústria, sendo aplicados em casos de maiores vazamentos de gás. Eles são capazes de converter ruídos de alta frequência dos vazamentos de gás para fazer um intervalo mais alto, que é ouvido através de auscultadores e instrumentos sonoros adaptados ao ouvido humano.

Quanto maior a pressão de vazamento, mais fácil de ouvir através da detecção ultrassônica. No entanto, a área que está sendo testada deve estar completamente em silêncio, porque muitas fábricas não são capazes de identificar fugas de gás utilizando este método. Alguns que fazem a detecção de gás, muitas vezes, fazem uso de um gás traçador, como o hélio ou o hidrogênio, para ajudar a detectar outros gases. Depois que o gás traçador é bombeado para o sistema com um vazamento em potencial, o detector de gás mede a taxa de vazamento através de um espectrômetro de massa, que fornece a sensibilidade do teste. Finalmente, o detector de vazamento usa a tocha de ionização de chama para detectar vazamentos de refrigerante contendo apenas a substância química chamada de cloreto. Quando um refrigerante de halogênio está presente, a cor da chama da tocha muda de azul para verde.

Alguns sistemas de detecção de vazamentos de gás e outras substâncias são competentes em detectar vazamentos, determinar o tipo de gás que está vazando e localizar o ponto de vazamento. Contudo, alguns equipamentos, tais como testadores e analisadores de gases de escape só são adequados de executar uma destas funções. Analisadores de gás são capazes de detectar a composição de um gás específico. Eles podem confirmar a existência do elemento, mas não o local exato do vazamento. Para esta finalidade, o ideal é o emprego dos espectrômetros de massa de acompanhamento. Os analisadores de escape para testes em máquinas e veículos são o tipo mais comum. Os analisadores de infravermelho monitoram o gás CO2, enquanto os analisadores de combustão monitoram as instalações e medem o CO2 e outros gases de combustão. Os analisadores residuais são adequados para monitorar a contaminação e fazer controle de processos, especialmente na indústria de semicondutores. O equipamento testador de vazamentos é usado para detectar a existência de uma fuga, mas não o tipo de gás, além disso, eles testam as diferenças de pressão e medição de vazão.

Estes diferentes tipos de equipamento de detecção de escapes são usados para localizar vazamentos de diferentes tipos de gases. Os gases refrigerantes são compostos que muitas vezes vazam de geladeiras, freezers e aparelhos de ar condicionado. Freon é o nome dado a toda a classe de produtos químicos utilizados em sistemas de refrigeração que, se vazarem, podem ocasionar problemas de coração para aqueles que aspirarem o produto. Nas residências, as fugas de gás natural são uma preocupação enorme. O gás natural é uma fonte comum de energia usada para aquecimento de água, tanto para fins higiênicos quanto para cozinhar. É composto de gás metano altamente inflamável e pode iniciar uma explosão ou incêndio maciço quando há vazamentos de gás que entram em contato com qualquer tipo de faísca ou chama. Caso o gás metano seja inalado em grandes quantidades, as conseqüências podem ser fatais. Portanto, é importante para qualquer sistema de aquecimento que utiliza o gás natural ter detectores permanentes. Eles podem afetar a qualidade do produto ou causar danos aos componentes do sistema interno. Nos carros, uma fuga de vácuo é identificada quando o carro está em marcha lenta, em alta velocidade, parando ou falhando ao acelerar. Esses vazamentos são geralmente detectados e localizados com gás hélio.

A maioria dos portáteis são dispositivos que estão programados para monitorar as condições específicas do vazamento. A mobilidade do detector de vazamento é importante porque muitas casas e estabelecimentos comerciais são construídos com redes complexas de tubulação mais estreita. A maioria dos métodos de detecção de vazamentos é dependente do operador. Alguns sistemas, entretanto, tais como aqueles usados para detectar vazamentos de água, são capazes de monitorar as mudanças nas condições atmosféricas, sem a utilização de um operador. Os vazamentos são uma fonte importante de perdas econômicas em ambas as esferas residenciais e industriais. Oescape de líquidos e gases pode danificar os equipamentos, gerar problemas de saúde para os operadores na fábrica, no trabalho ou ambiente doméstico. A indústria de refrigeração está muito preocupada com a detecção eficiente e de qualidade dos vazamentos, já que muitos dos produtos químicos, como o conhecido CFC (clorofluorcarbono), ainda pode ser encontrados em muitas unidades de refrigeração mais antigas ainda em uso.

Imagens relacionadas a detectores de vazamento