Dinamômetros são aparelhos que medem o torque de um motor. Eles também podem ser usados para determinar cavalos de potência, velocidade de rotação máxima e absorção de potência máxima. Eles vêm em uma variedade de formas e tamanhos, que dependem do uso e colocação do equipamento. Os dois principais tipos são os de motor e de chassi. Ambos são amplamente utilizados pela indústria automobilística, bem como em instalações industriais e de fabricação.

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Alguns modelos medem o torque nas rodas, segurando um veículo estacionado como as rodas e cilindros girando; outros exigem que o motor tenha seu torque mensurado fora do corpo do veículo. Os resultados variam em precisão, alguns podem ter uma margem de erro inferior a 1%.

Os modelos de chassis possuem margem de erro de 15% a 20% mais baixa em suas medições do que outros dispositivos, porque parte da energia é perdida à medida que viaja através do sistema de transmissão. Eles podem ser grandes e pesados, feitos com caixa de aço, enquanto outros são pequenos e revestidos de plástico. Os componentes internos variam com base no tipo de técnica que um determinado dispositivo usa para fazer medições e leituras. As aplicações típicas incluem a medição de torque e RPM em correntes ou correia de discos, caixas de velocidades, sistemas hidráulicos, sistemas de gás ou diesel, transmissões, turbinas e outros motores utilizados em aeronaves, automotivos e em processos industriais.

Há várias grafias utilizadas para se referir a este dispositivo, incluindo dinômetros ou dinos. Além dos tipos industriais, outros instrumentos ou dispositivos podem ser usados para executar tarefas importantes. Os testadores de torque são pequenos instrumentos com três componentes principais: um transdutor, um calibre de tensão e uma tela de exibição. A força do binário é transformado em um sinal elétrico que é amplificado, convertido e exibido como uma medição. Os testadores de motores trabalham usando sondas de tensão de corrente ligado a fios de entrada do motor para manter contato entre os voltímetros internos, amperímetros e ohmímetros e o sistema. Alguns usam uma velocidade de não-contato do sensor para medir a velocidade do eixo do motor e determinar o número de rotações por minuto. Outras opções e parâmetros incluem um teste de ponto de carga, onde o motor é testado sob carga plena, sem carga ou um rotor bloqueado.

Direção, torque, corrente, tensão, potência, eficiência e velocidade de recorte são fatores que podem ser determinados pelo equipamento testador de motor por causa da variedade de opções que atendem às diversas necessidades. Já os modelos de testadores de freio são usados para verificar defeitos em os veículos novos, como defeitos de freio existentes, além de verificar a eficácia dos trabalhos de reparação, realizar auditorias de segurança regulares e detectar os veículos de ensaio que foram envolvidos em acidentes para determinar se seus sistemas de freios estavam funcionando no momento do acidente.

Eles são usados em muitas aplicações, devido à variedade de modelos e suas variações. Os modelos de chassis medem a produção de torque de um motor para as rodas de um automóvel. O veículo é colocado em cilindros que giram as rodas em uma determinada velocidade. O RPM dos rolos permite que um programa de computador calcule o torque do motor. Já os tipos de dinamômetros hidráulicos são máquinas que medem a potência de um motor usando uma célula cheia com um líquido para aumentar a sua carga, mas também são um subconjunto de dinos de chassis. Os de motores outro tipo de dispositivo dessa mesma classe. Eles exigem que o motor seja removido de um veículo e, portanto, é um instrumento amplamente utilizado pelos fabricantes de automóveis, reconstrutores de motor e pelos produtores de veículos de alto desempenho, tais como carros de corrida. Muitos testes de dinamômetro de motor produzem resultados confiáveis e precisos. Um dinamômetro de freio faz medições através da aplicação de carga variável para o motor, observando como o motor mantém o RPM com tentativas de força de frenagem para retardá-lo. Os modelos por correntes de Foucault são um tipo de freio com uso de um condutor que passa por um campo magnético a fim de gerar um fluxo circular de elétrons, que se movem em direções opostas a partir do movimento do disco, criando uma força de repulsão ou arrastando entre o condutor e o ímã .

Um dos primeiros é o freio de Prony inventado por Gaspard de Prony em 1821. Desde então, os avanços na tecnologia, nos projetos, materiais e processos de usinagem, e também a procura por uma máquina que pudesse fazer leituras precisas de torque abriu caminho para desenvolvimentos tecnológicos e inovações; os mais novos e modernos são um conjunto complexo criado para fazer as leituras de medida básica. Considerando que os de chassis medem a energia depois de ter passado pelo veículo, o motor dynos efetua as medições diretamente no motor. Novamente, os computadores são essenciais para a coleta de informações e leitura. Embora alguns mostradores analógicos e indicadores sejam utilizados, eles não informam a medição final, o que requer mais cálculos. Como eles se tornaram instrumentos mais automatizados, isso diminui o grau de erro humano e as medidas se tornam mais precisas e mais fáceis de verificar.

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