Os ímãs são dispositivos metálicos, compostos de metais ferrosos em geral, que produzem um campo magnético, sendo que este campo magnético faz com que outros objetos magnéticos sejam atraídos pelo ímã, enquanto outros objetos são repelidos.

Empresas relacionadas a ímãs

Jarzynski Elétrica LTDA

Avenida dos Estados, 2215 - Porto Alegre - RS - CEP: 90200-001
Telefone fixo: (51) 3026-7000
E-mail: fernanda@jarzynski.com.br
http://www.jarzynski.com.br/

CORRENTES - LINGAS DE CORRENTE - GANCHOS

Rua Onze de Novembro, 187 - Massaranduba - SC - CEP: 89108-000
Telefone fixo: (47) 3054-1770
E-mail: gsmcomercio@terra.com.br

Telas Touch Screen

Rua Rui Barbosa, 1775 - Joinville - SC - CEP: 89220-100
Telefone fixo: (47) 3121-9591 - Telefone fixo: (47) 3418-0342
E-mail: marketing@clpcenter.com.br
http://www.clpcenter.com.br/

Lista Técnica de Equipamentos e Sobressalentes

Rua Padre Telêmaco, 129 Sala 308 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21311-050
Telefone fixo: (21) 3822-6915 - Telefone fixo: (21) 3495-6139 - Celular: (21) 8955-7897
E-mail: contato@ohmsolucoes.com.br
http://www.ohmsolucoes.com.br/

Supergauss Produtos Magnéticos Ltda.

Rua Dom Aguirre, 607 - São Paulo - SP - CEP: 04671-245
Telefone fixo: (11) 5548-6322
E-mail: supergauss@supergauss.com.br
http://www.supergauss.com.br/

Tecnoima Loja de Produtos Magnéticos Ltda.

Rua Capeberibe, 597 - São Caetano do Sul - SP - CEP: 09551-210
Telefone fixo: (11) 2897-7970 - Telefone fixo: (11) 2376-3443
E-mail: comercial@tecnoima.com.br
http://www.tecnoima.com.br/

Totalmag Equipamentos Magnéticos Ltda.

Rua Nove de Julho, 587 - Indaiatuba - SP - CEP: 13330-100
Telefone fixo: (19) 3834-8767
E-mail: vendas@totalmag.com.br
http://www.totalmag.com.br/

Há muitos diferentes tipos, todos com a força magnética diferente, resistência ao calor e tolerância à corrosão. Eles podem ser divididos em duas categorias: não-permanente e permanente. Ímãs não-permanentes são eletroímãs que requerem uma fonte externa de energia e são acionados eletricamente para serem considerados magnéticos. Eletroímãs têm muitas aplicações industriais, tais como válvulas solenóides, motores AC e DC, separação biomagnética, transformadores e assim por diante. Os ímãs permanentes incluem ímãs cerâmicos (também conhecidos como ímãs de ferrite), ímãs de alnico e de terras raras. Por exemplo, os cerâmicos têm baixo consumo de energia magnética e são mais frágeis e facilmente quebráveis do que alguns outros tipos de ímãs industriais, mas eles são muito mais rentáveis, sendo aproveitados em aplicações não-estruturais em motores, mandris e ferramentas magnéticos. Os de terras raras, por outro lado, são menos rentáveis para a fabricação, mas são muito mais poderosos e mantém o seu magnetismo melhor do que os de ferrite, que são utilizados como ímãs para exploração industrial, em motores, em alto-falantes e sensores, testes e exames de ressonância magnética .

Os conjuntos magnéticos são ferramentas ou sistemas que utilizam eletroímãs, de cerâmica, de alnico, de terras raras ou uma combinação de todos esses para fazer determinados tipos de levantamento ou a separação de materiais metálicos. Combinações de diferentes conjuntos de ímãs podem aumentar a força magnética total da ferramenta. A maioria dos conjuntos magnéticos utilizados em aplicações industriais de fabricação e uso de metal industrial empregam  estilos permanentes para fazer vários tipos de trabalhos, incluindo peças de metal e levantamento de chapas, montagem e exploração, separação e tratamento de água. Conjuntos permanentes e não permanentes (eletromagnéticos) são utilizados nos setores automotivo, aeroespacial, em eletrônica e área biomédica, além de filmes e programação de software, colunas de som, sensores, monitores de TV, equipamentos de solda, sistemas de ignição timing, atuadores lineares, ativação do motor elétrico e muito mais. Muitos tipos são utilizados especificamente para determinadas indústrias e aplicações. Por exemplo, as folhas de ferrite são um composto plástico flexível, expulso em folhas magnéticas e utilizadas em automóveis e indústrias de consumo. Podem ser cortadas em tiras de material magnético de borracha.

Os mais importantes fabricantes consideram alguns fatores importantes na produção desses dispositivos, como a porosidade, a retenção magnética em calor e à corrosão, a força magnética e o custo de produção das peças. Os diferentes tipos permanentes são feitos de compostos diferentes e, portanto, têm propriedades muito variadas, bem como suas aplicações também podem variar. Ímãs sinterizados de cerâmica são compostos de pó cerâmico, óxido de ferro, estrôncio ou de bário. Os de cerâmica podem ser comprimidos, extrudados ou sinterizados em uma variedade enorme de formas. Além disso, como os de cerâmica são porosos, são altamente suscetíveis à corrosão e perdem o seu magnetismo sob altas temperaturas. Ligeiramente mais caros do que os de alnico, são compostos de alumínio, níquel, cobalto e ferro.

Ímãs de terras raras incluem os modelos de neodímio e de cobalto samário e são muito mais poderosos do que os de cerâmica ferrite ou de alnico. Os de neodímio são feitos de neodímio, ferro e compostos de boro, com mais poderosa força magnética que qualquer outro tipo de imã. Os de neodímio têm baixo calor e resistência à corrosão e perdem o magnetismo em 200 graus Celsius ou mais. Já os de cobalto samário são compostos de samário e cobalto, e são muito mais resistentes à corrosão e desmagnetização de neodímio, com estabilidade térmica de até 550 graus Celsius. O cobalto samário, por conseguinte, é o elemento mais utilizado em aplicações de alta temperatura, sendo empregados em motores e em instrumentos médicos. Devido à escassez de materiais de terras raras e do longo processo de extração de terras raras a partir de minérios de lantanídeos, de terras raras são significativamente mais caros do que não ímãs de terras raras.

Imagens relacionadas a ímãs