As pontes rolantes, também chamadas de gruas de elevação ou guindastes, são um tipo de equipamento industrial essenciais para a construção, carga e descarga de equipamentos de grande porte.

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Esses equipamentos, também conhecidos como pórticos, operam a partir de uma viga de aço ou um par de vigas entre dois apoios estruturais; um carrinho percorre esses feixes de vigas carregando uma grua utilizada para levantar e repor as cargas pesadas. Os modelos industriais rolantes são acionados por sistema hidráulico, por combustão interna ou por baterias elétricas. Vários tipos são feitos para uma ampla gama de aplicações de elevação, movimentação e posicionamento de cargas, e variam na capacidade de carga até cerca de 1.000 toneladas. Elas são montadas em vigas estruturais e utilizadas como equipamentos permanentes em instalações de produção ou de distribuição, operando a partir de um conjunto de trilhos aéreos.

Esses tipos de pórticos são interligados entre os dois suportes móveis, presumivelmente sobre rodas, e são normalmente utilizados em ambientes externos para grandes aplicações de construção industrial. As gras de lança, ao contrário de outras classes, são construídos apenas em um lado de um suporte vertical ou fixação na parede. Os transelevadores são utilizados em sistemas de armazenagem automática por computador e se movem na vertical ou na horizontal a fim de alcançar os itens em instalações de armazenamento de grande porte. Eles são uma alternativa para empilhadeiras e são populares em armazéns onde a temperatura é muito fria para os trabalhadores. Para aplicações que exigem mais movimentos lineares e conta com lugares difíceis de acessar, gruas móveis são usadas como uma alternativa para esses equipamentos. Há muitas variedades diferentes, cada uma com um ambiente específico e função própria.

As mais modernas estruturas têm sido construídas com a ajuda de guindastes que suportam grandes sobrecargas. Navios, monumentos e barcos são construídos usando guindastes aéreos. Na fabricação de equipamentos industriais e em grandes processos metalúrgicos o seu uso interno é primordial para descarregar equipamentos e materiais, além de levá-los ao redor da instalação. As pontes aéreas apresentam uma alternativa segura em relação ao transporte terrestre e em outras situações, especialmente quando lida com cargas pesadas. As gruas de lanças pequenas podem proporcionar menor mão de obra de trabalhadores da fábrica ou, ainda, um conjunto contínuo de elevação e movimentação de objetos ao redor de uma instalação. As gruas usadas para manejo de materiais e equipamentos dentro de uma instalação podem ser chamdas de guindastes de monotrilho.

Os fabricantes de guindastes aéreos constróem várias configurações de gruas de elevação. Os pórticos, apropriadamente chamados "pontes", abrangem dois suportes de aço estrutural. Pórticos são, por vezes, apoiados em apenas um lado e são normalmente compensados no lado oposto do retângulo; estes são chamados de meia pórticos, semi-pórticos ou suportes em balanço. Independentemente da configuração de um guindaste, os tipos de guindastes aéreos possuem três elementos básicos de construção: cada um usa uma ponte, um carrinho e um guincho. Elá é o braço pendente que carrega o peso do elevador. O carrinho é o mecanismo de alimentação elétrica ou mecânica o que move o gancho da grua ao longo deste dispositivo. Em grandes gruas de elevação industriais, os carrinhos contêm compartimentos para operadores de guindaste onde várias pessoas podem sentar-se. O diferencial é o dispositivo elétrico responsável por abaixar e levantar o gancho do guindaste.

Ao se trabalhar com gruas extremamente pesadas e cargas perigosas, muitas inspeções frequentes devem ser realizadas em para fins de segurança. Todos os dias, os mecanismos de funcionamento devem ser verificados para ajustes, as partes hidráulicas, pneumática, os ganchos e as correntes da talha e conexões não podem apresentar torções, desgastes ou vibrações excessivas. Periodicamente, elas devem ser verificadas quanto a componentes rachados ou desgastados, parafusos frouxos ou rebites, polias rachados ou desgastados e outros peças gastas, rachadas ou distorcidas (por exemplo, rolamentos, engrenagens e mancais) e desgaste excessivo nas partes do sistema de freio, rodas dentadas e correntes de transmissão por corrente. Outros componentes a serem inspecionados são os motores elétricos, indicadores e componentes elétricos, tais como botões e interruptores de limite.

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