Prateleiras para armazenagem são tipos de estantes ou suportes de metal, madeira ou plástico mais rígido que são usados para exibir, armazenar e organizar produtos, peças, equipamentos, ferramentas, materiais, caixas e paletes.

Esses sistemas de armazenagem industrial são utilizados principalmente para economizar espaço e para fornecer um meio eficiente de organização do estoque. Eles são comumente usados em casas e escritórios, bem como em oficinas, fábricas, usinas, centros de transporte, em armazéns e fábricas. Os fabricantes produzem suportes de armazenagem para uso industrial pesado. Eles são mais usados para realizar inventário de estoque. Normalmente, o suporte de armazenamento é construído com materiais fortes, como no caso dos modelos de armazenamento de metal, especialmente confeccionados em aço ou outro metal resistente e durável. Mas algumas são feitas de liga de alumínio, titânio, madeira ou acrílico, neste último caso, para armazenagem e exposição de produtos mais leves.

Em um cenário industrial como um armazém, onde uma grande quantidade de itens têm necessidade de armazenamento, sistemas complexos de alta densidade contendo prataleiras de armazenamento são necessários. Dependendo do tipo de produto, a maioria das instalações de trabalho contam com modos de organização FIFO (first in, first out ou primeira que entra, primeiro que sai) para estruturas em fileiras ou LIFO (last in first out ou último que entra, último que sai) para estruturas em pilhas de mercadorias, os quais têm áreas específicas para armazenamento e colheita feita por trabalhadores ou empilhadeiras. A técnica FIFO é uma forma de organizá-las, separando o que fica na parte de trás e os objetos que ficam na parte da frente por ordem de chagada, pois serão coletados primeiro.

Os suportes de armazenamento, normalmente têm profundidade bem ampla e são capazes de manter uma grande quantidade de paletes ou caixas de uma só vez. Estas prateleiras caneletadas são frequentemente uma série de trilhos ou rolos que estão situados em um declive. Dessa forma, quando a carga frontal é removida por uma empilhadeira, o restante dos itens movem-se automaticamente para a frente e não perdem espaço. O método FIFO é usado frequentemente com os alimentos perecíveis que podem estragar ou expirar o prazo de validade, evitando que o estoque fique esquecido no interior das prateleiras ajustáveis. Já a técnica LIFO de organização é maioritariamente utilizada, sendo uma estrutura onde o primeiro elemento a entrar também é o último a sair. Dado que os produtos podem ficar por longos períodos de tempo na parte de trás, o sistema LIFO é usado somente para itens não perecíveis.

Os fabricantes de prateleiras ou suportes para armazenamento oferecem seus produtos em uma ampla variedade de tamanhos e designs. Os suportes de armazenamento de parede possuem acesso unilateral fácil. Se a acessibilidade a todas as mercadorias sem ter que mudar outros itens de ordem for algo necessário, cremalheiras seriam uma escolha adequada, pois elas estão abertas para todos os lados. Ambos usam a força da gravidade para garantir que os produtos fiquem próximos o quanto possível, sem perder um espaço valioso. Os raques de armazenamento são utilizados em fábricas, armazéns, fábricas, linhas de produção, etc, pois sem suportes de armazenamento, o espaço seria um fator limitante da produção e da distribuição para a maioria das empresas. Saber o que e quanto espaço de armazenamento é necessário é a chave para selecionar o tipo apropriado de suportes de armazenamento. Por isso, o fabricante elabora um projeto do sistema de suporte de armazenamento e submete à aprovação do cliente.

Imagens relacionadas a prateleiras para armazenagem