Os rolamentos são componentes relativamente pequenos colocados entre as peças móveis para reduzir o atrito com o movimento. Eles podem ser feitos de muitos materiais diferentes e podem ser de vários tamanhos e designs. Estes dispositivos são utilizados em diversas aplicações, podem ser encontrados em motores, linhas de montagem, ventiladores, ferramentas manuais e patins.

Há duas classificações para os rolamentos: lineares e rotativos. Estas classificações são baseadas nos movimentos para os quais foram concebidos. Um rolamento linear se move em linha reta e é usado para empurrar e puxar como os movimentos de uma gaveta abrindo e fechando. Um rolamento rotativo é projetado para o movimento radial, como o de uma roda de fiar. Os modelos rotativos também são comumente referidos como axiais.

Os rolamentos são geralmente pequenos o suficiente para segurar na palma de uma mão, mas eles podem ser tão grandes quanto de dez metros de diâmetro. Estes rolamentos grandes são utilizados em lugares como usinas hidrelétricas. Os modelos de esferas têm sido usados por muitos anos, e seu baixo custo garante que eles continuarão a ser utilizados no futuro.

Imagens relacionadas a rolamentos