Os serviços de calibração são realizados para fazer a as leitura das medidas indicadas por um dispositivo e compará-las aos padrões aceitos. Pode-se dizer que a calibração é um conjunto de operações que visa estabelecer um parâmetro de comparação entre os valores indicados por um calibrador ou outro dispositivo e os valores de um material de referência, ou de acordo com as grandezas definidas por um padrão de qualidade.

Os equipamentos de calibração usam sinais elétricos para calibrar os instrumentos. Uma vez que a margem de erro entre a saída indicada pelo dispositivo de calibragem e a saída do outro dispositivo está sendo determinada, esse mesmo dispositivo testado pode ser ajustado para valores idênticos em conformidade com a norma padrão, por exemplo, ISO 9001. Quase qualquer componente que faz medições deve ser calibrado em algum momento a fim de garantir que ele possa obter valores corretos e precisos.

Como a precisão é essencial para o desempenho de instrumentos de medição e demais dispositivos utilizados em muitas indústrias, como os luxímetros e dosímettros, a atividade de calibragem periódica é necessária para manter padrões de qualidade. Os dispositivos para calibrar são produzidos pelos fabricantes de instrumentos para calibrar com diversos tips de design, incluindo modelos portáteis e fixos. Os dispositivos portáteis são pequenos e compactos e são operadas manualmente. Eles são projetados para se deslocar de um lugar para outro, por isso, eles menores para facilitar a mobilidade.

Este é o processo através do qual os instrumentos são ajustados para corresponder aos padrões de medição aceitos, garantindo precisão e exatidão. Ao invés de ser calibrado em um local de trabalho, dispositivos e instrumentos podem ser enviadas para um laboratório de calibração de um serviço profissional. O serviço é feito em instrumentos e dispositivos que medem a pressão, enquanto a calibração de temperatura é feita com instrumentos de medição de temperatura. Semelhante à calibração é um teste de dureza, que é realizado para determinar a dureza de um material, examinando como ele resiste à deformação. Testes de dureza são utilizados para investigar a resistência de um material em vez de analisar o desempenho da peça em si.

Devido à grande variedade de ferramentas industriais, processos, máquinas e equipamentos, equipamentos de calibração diferentes são necessários para atender as peculiaridades de cada máquina. Uma célula de carga é um transdutor que converte uma força atuando sobre ele em um sinal analógico elétrico; a calibração da célula de carga ajuda a produzir medições de peso de modo exato. Já o ajuste do velocímetro é o processo para corresponder aos padrões industriais de precisão em termos de medições de velocidade.

A precisão de um velocímetro é importante para ajudar os proprietários de veículos a dirigirem com segurança e dentro dos limites legais de velocidade. A calibragem de pipetas, um instrumento utilizado em exames médicos e de biologia molecular para realizar e distribuir quantidades medidas de líquido, é feito para se certificar de que o volume de líquidos dispensado é o correto. O serviço de regulação da máquina é necessário porque ao longo do tempo, a máquina reduz seu desempenho devido ao desgaste de uso industrial. A regulagem do instrumento faz com sejam mais eficazes na medição, o que é essencial para o desempenho de instrumentos de medição e dispositivos utilizados em muitas indústrias.

Estes serviços têm melhorado muito desde o surgimento da tecnologia eletrônica. Sensores e transdutores são capazes de prover medidas técnicas que produzem resultados precisos mais do que qualquer método. As ferramentas e instrumentos que necessitam de calibração também se beneficiaram com a tecnologia e são capazes de realizar medições em vários equipamentos para um conjunto de necessidades específicas. Antes do desenvolvimento de dispositivos para calibrar eletrônicos, conjuntos de pesos e balanças eram utilizados para estimar o peso das cargas e realizar calibrações de base, mas com o avanço tecnológico no setor industrial, muitos equipamentos de alta tecnologia requerem ajustes precisos, rápidos e números exatos.

As associações nacionais e agências governamentais estabelecem normas em uma só unidade, definindo seus próprios padrões e exigindo que as empresas mantenham regularmente seus componentes críticos calibrados por razões de segurança, tanto dos processos produtivos quanto dos trabalhadores. Mesmo os aparelhos que executam os serviços de calibração deve ser muito precisos para não realizarem a calibragem de forma incorreta. Embora os serviços de calibragem sejam uma forma eficaz de aumentar a qualidade de vários dispositivos, eles não são sempre cem por cento perfeitos, porque não é possível conhecer todos os fatores que afetam direta ou indiretamente o processo. Esta incerteza deve ser sempre levada em conta quando se considera tais operações. A possibilidade de erro está sempre presente, mesmo com os aparelhos mais sensíveis. Além disso, esses serviços são tão bons quanto as normas que os guiam, por isso é importante saber exatamente o que deve ser feito com o objetivo de gerar um desempenho preciso nas medições.

Imagens relacionadas a serviços de calibração