As talhas são aparelhos projetados para levantar cargas pesadas. Elas são fabricadas em uma variedade de modelos e projetos, mas geralmente consistem de uma corrente ou cabo enrolado em um carretel ou roda de tambor. A carga é ligada a uma corrente por um gancho de elevação, que se eleva e abaixa quando é acionada.

Estas ferramentas podem ser operadas manualmente ou com um motor, elétrico, pneumático ou hidráulico. A linha em uma ferramenta dessa pode ser de vários materiais diferentes, incluindo corda, fio, cabo ou corrente. Cada material oferece vantagens e desvantagens de acordo com suas características e propriedades. Os modelos com cabo de aço, por exemplo, oferecem levantamento suave e são necessárias para alta velocidade de elevação. Já os modelos de corrente são mais duráveis que as de corda. Estes equipamentos são bastante simples e baratos, podem suportar o calor excessivo, e requerem um nível relativamente baixo de manutenção. Seja qual for a linha escolhida, uma lubrificação de rotina é recomendada para diminuir a frequência de substituição.

Estes instrumentos têm sido utilizados por mais de dois séculos e agora são predominantes na construção civil, em ambientes industriais, automotivos e diversos locais de trabalho, como oficinas mecânicas. Devido à grande variedade de produtos que podem ser transportadas, muitas indústrias diferentes são capazes de se beneficiar destas simples máquinas. As talhas podem ser encontradas em muitos locais diferentes, até mesmo em hospitais e centros de atendimento para ajudar a levantar pessoas com necessidades especiais.

Em uma ponte rolante, uma talha é montada sobre rodas e afixada em uma viga levantada que esta localizada paralelamente ao solo. A viga que está definida em seus próprios rolos e afixada perpendicularmente sobre outras vigas, é apoiada em postes ou vigas anexadas ao chão. Muitos outros tipos de equipamentos e materiais são necessários a fim de se fazer uma ferramenta significativa. As gruas e outros materiais de içamento são apenas tão confiáveis quanto o equipamento em que estão montados e as mãos que irão operá-los. Quando devidamente construído e aplicado, os guinchos podem contribuir de forma inestimável para a construção civil, construção de estradas, carregamento de carga para as ferrovias e estaleiros, fabricação, operações de resgate e muitos outros processos importantes.

Os fabricantes de gruas têm desenvolvido uma extensa variedade de soluções inovadoras para os muitos problemas com que seus clientes possuem e tem apresentado melhorias. Como existem muitos contextos diferentes em que as gruas e sistemas de elevação devem ser aplicados, uma grande variedade e inovações surgiram para acomodá-los. Na silvicultura, por exemplo, em terrenos acidentados as talhas são utilizadas para coletar e colocar peças na parte traseira do caminhão. Estes guindastes podem ser equipados com esteiras, tanques ou rodas pesadas e podem ser movidos para locais através de seus próprios meios ou transportados por outros veículos. Em outros casos, podem ser simples, como guindastes de lança manual, estes equipamentos de pequeno porte podem ser utilizados em oficinas mecânicas para a remoção e montagem de componentes de motor em veículos. Outras variedades de guindastes como guindastes de torre também envolvem sistemas de elevação. Os guindastes de torre são usados para a construção de edifícios de grandes dimensões como arranha céus, eles utilizam sistemas de elevação de ambos os objetos para retirá-los do chão e levá-los para trás e para frente através de um braço mecânico. Como os guinchos são utilizados em tantos tipos diferentes de guindastes, os profissionais têm de considerar cuidadosamente os aplicativos dos guinchos antes de sua instalação, a fim de garantir a operação segura e eficaz.