Tanques de aço inoxidável são usados para manter e armazenar uma variedade de substâncias, incluindo alimentos, bebidas, produtos químicos, gás e água. Eles são de formato cilíndrico, como tambores, mas a sua forma e orientação, muitas vezes varia, como no caso de tambores horizontais ou verticais.

Os tipos de tanques de aço inox sempre contêm aberturas, onde os materiais são despejados ou acessados. O aço inoxidável é o metal escolhido por sua resistência à corrosão, o que o torna útil no armazenamento de substâncias perigosas, além de apresentar resistência a temperaturas altas, ter força e de fabricação simples e fácil de realizar limpeza e manutenção. Tem boa condutividade térmica e taxa de expansão térmica, que é útil no caso de vasos de pressão. Os fabricantes de aço inoxidável abastecem diversas indústrias, incluindo o setor de alimentos e bebidas, agricultura, indústrias químicas, farmacêutica, de gestão de águas resíduais de esgoto, entre outras.

Eles são usados onde a higiene e à corrosão são preocupações. Há muitos tipos diferentes de tanques de inox, com inúmeras propriedades, dependendo das suas aplicações. A grande maioria dos tambores de armazenamento de aço inoxidável é utilizada para armazenar líquido ou gás, geralmente em maiores quantidades. Eles são freqüentemente usados na indústria agrícola, como silos de aço inoxidável, que normalmente são aproveitados na alimentação de animais, para armazenar rações e também nas cervejarias e vinícolas como cubas de aço inox, ou como contentores de aço inoxidável, que são usados em um número de diferentes aplicações, incluindo os recipientes de resíduos e armazenamento da cozinha. Também são usados para misturar substâncias diferentes. Eles combinam ingredientes usando uma hélice e um motor. Os tanques de gás em aço inoxidável são utilizados em automóveis, já os de grau alimentício são feitos especificamente para armaznar itens perecíveis que necessitam de um ambiente limpo, esterilizado e temperatura ambiente controlada para o armazenamento.

Os mais variados modelos tanques de aço inoxidável disponíveis na indústria são construções de paredes finas, fabricados através de um processo de laminação ou soldagem. Embora o aço inoxidável seja forte, é vulnerável a flambagem quando o material é fino. As cisternas de aço inoxidável são mais suscetíveis a danos durante o transporte, construção e instalação. O projeto de construção de um recipiente assim realmente ajuda na sua estabilidade. A forma do reservatório depende de seu diâmetro, altura e do uso eficiente dos materiais. Os fabricantes de grandes recipientes de aço inox podem fazer seus produtos planos ou na forma de uma cúpula ou cone. Para determinar o tamanho de um tanque é preciso considerar quanto volume adicional deve ser incluído para suprir necessidades futuras em processamentos. As aplicações industriais onde esses produtos são utilizados determinam as propriedades do tanque, como forma, tamanho e orientação.

Os tambores de armazenamento variam significativamente em seus tamanhos, formas e aplicações. Eles são em sua maioria construídos em forma de cilindro para suportar o estresse da pressão hidráulica, e variam de pequenos a grandes silos que armazenam milhões de litros de líquidos. Os silos são freqüentemente encontrados em fazendas. Eles são cilindros verticais capazes de manter substâncias líquidas ou sólidas usadas nas indústrias de alimentos, laticínios e bebidas. Essas cubas são encontradas principalmente em vinícolas, cervejarias e destilarias de álcool de bebidas para armazenar materiais durante o processo de refinamento.

Alguns cilindros são definidos de acordo com o tipo de substância a qual são destinados a armazenar. Os de água são utilizados para armazenar água potável, água de irrigação, água para a agricultura, ou para ser usada no preparo dos alimentos. Eles estão instalados acima ou abaixo do solo, e monitorados regularmente para garantir que a água se mantenha potável. Já os de gasolina, próprios de automóveis, armazenam o combustível do veículo e, portanto, devem ser herméticos com o objetivo de proteger contra a difusão de gasolina no ar. A difusão da gasolina e resíduos de gás prejudicam o ambiente. Por isso, os tanques de gasolina são revestidos com alumínio ou zinco para prevenir este problema. Eles são construídos para durar muito tempo e resistir à corrosão, às rachaduras e à descamação.

As cisternas utilizadas para abrigar e guardar alimentos são limpos a cada vez que eles são esvaziados e é preciso manter a temperatura certa desses compartimentos destinados aos alimentos perecíveis. O vazamento dos silos de armazenamento é sempre uma grande preocupação. As toxinas podem infiltrar-se em torno da vegetação e fontes de água subterrâneas. Eles devem ser testados regularmente, seja por meio de testes de pressão, teste de subsuperfície ou remoção do tanque com vazamentos. Nesse caso, bombas de esgoto de emergência são projetadas para fazer o bombeamento de fluidos que vazam.

Imagens relacionadas a tanques de aço inoxidável