Transportadores de rosca são equipamentos industriais ou sistemas de transporte de material a granel, compostos de parafusos de rotação em forma de espiral contidos em uma caixa tubular ou uma calha. Estes sistemas podem atuar com os mais diferentes tipos de substâncias, incluindo pó, lama, cimento, flocos, granulados e outros produtos a granel como sementes, restos de comida, aparas de madeira, cereais, grãos, cinza de caldeira, combustíveis e alimentos.

No mercado de produtos e equipamentos para indústria, é comum encontrar muitos fabricantes que produzem vários modelos, como transportadores de rosca resistentes à corrosão e o de rosca sem-fim para cimento. Além do transporte de materiais, eles auxilia também na mistura de algumas substâncias, devido ao movimento de rotação de eixo das pás e parafusos.

Enquanto a maioria destes produtos é feita com metais como alumínio e aço, alguns modelos são produzidos em plástico, já que são aproveitados em altas temperaturas e em aplicações sanitárias. No transportador de rosca, o material a granel que deve ser deslocado é colocado em uma calha totalmente encaixada, garantindo que nenhum material será perdido no trânsito. Sendo fixos e permanentes ou portáteis, os modelos de parafuso são sistemas a granel posicionados em uma série de orientações. Os modelos standard são horizontais, enquanto alguns transportadores de parafuso verticais levantam os materiais no sentido vertical. Os de parafuso inclinados são posicionados em um ângulo, e são considerados transportadores flexíveis, que permitem ser dobrados na diagonal.

Muitos transportadores de rosca industriais são empregados em aplicações de manipulação de massa e na agricultura, como componentes de máquinas agrícolas como debulhadoras ou enfardadeiras. Essas máquinas transportam alimentos, animais grãos e sementes para diferentes locais. A indústria de processamento de alimentos também utiliza as máquina transportadoras helicoidais industriais para o transporte de ingredientes secos, tal como sal, farinha, nozes e qualquer outra matéria-prima utilizada para fabricar produtos alimentares.

Também são muito populares na indústria da construção civil para a mistura de materiais secos e molhados em forma de cimento ou de gesso. Em algumas situações, os transportadores modelo parafuso superam outros tipos de sistemas de transporte. Como o uso de um parafuso de corte através de material durante a operação, as substâncias pegajosas como géis não se estragam facilmente. Um transportador de parafuso padrão industrial é composto basicamente de metal. No entanto, alguns que são usados na indústria de alimentos são feitos de resina termoplástica após passar pelo processo de injeção moldada e podem suportar o impacto de altas temperaturas, sem contaminar as substâncias alimentares.

A seleção de máquina transportadoras helicoidais depende da aplicação industrial, material onde será aplicado e consistência do material. Muitas máquina transportadoras de parafuso fabricadas por fabricantes de transportadora de rosca são encontradas em diversas aplicações industriais na agricultura indústrias, processamento de alimentos e bebidas, plásticos, farmacêutico, químico, mineração, petróleo e gás e construção civil. Devido ao seu manuseio relativamente fácil, esse equipamento é aproveitado para o transporte de uma grande variedade de materiais em muitas indústrias diferentes. Alguns exemplos destes produtos incluem carbono, cafeína, o gesso, o sulfato férrico, cacau, farinha, alho em pó, sais de vitaminas, fibra de vidro, soro e óxido de chumbo.

Imagens relacionadas a transportadores de rosca