Válvulas hidráulicas são peças que controlam o fluxo e a pressão do fluido hidráulico em um sistema. Elas permitem que o equipamento hidráulico funcione de modo correto e com segurança, permitindo um controle preciso.

Elas são constituídas por invólucro, um dispositivo externo que contém todos os outros componentes, como uma seção removível do invólucro e um disco que atua como o selo que impede a fuga de líquidos. O tamanho destas peças pode variar de menos de uma polegada a quase um metro; a válvula média pode caber na palma de uma mão. Os materiais comuns incluem latão, bronze, cobre, ferro fundido e aço inoxidável, bem como materiais plásticos como PVC.

Válvulas hidráulicas de base têm duas estações: aberta ou fechada. Quando fechado, o fluido não é capaz de passar, mas quando aberto, ele flui livremente. Elas ficam instaladas dentro de um sistema de controle de fluido, como uma maneira simples de impedir níveis indevdos de pressão indevida e de fluido. Elas são usados com ferramentas hidráulicas e equipamentos tais como, máquinas de corte de água ou escavadeiras. São predominantemente empregadas em equipamentos e ferramentas e em aplicações industriais, como na construção civil, em automóveis, no processamento de alimentos, controle de processos, processamento de óleo ou combustível, em sistemas de água residual, sistemas de irrigação, controle de fluidos, gás ou ar, vapor, em laboratórios químicos e indústrias médicas.

As válvulas industriais hidráulicas são variadas em termos de mecanismos de funcionamento e funções. As elétricas, por exemplo, são controladas por computador e não exigem um operador. Elas são frequentemente encontrados em locais onde a operação manual seria difícil, como em tubulações subterrâneas. São encontradas em sistemas de controle de fluido, porque são uma forma simples de controlar a pressão e os níveis de fluido. Válvulas hidráulicas solenóides são também dispositivos accionados electricamente e tem duas partes principais: o solenóide ea válvula. O solenóide converte energia elétrica em energia mecânica.

Quando a bobina de fio recebe uma corrente, um campo magnético age sobre o êmbolo, o que resulta na abertura ou fechamento da válvula. Válvulas hidráulicas proporcionais são assim chamadas porque o fluxo de saída não é igual ao fluxo de entrada. A válvula proporcional pode aumentar ou diminuir sua capacidade de atuação de acordo com as exigências da produção. Estes dispositivos controlam força, fluxo, pressão, posição do atuador, a velocidade ou torque e podem sincronizar os atuadores de válvulas para produzir vários movimentos em simultâneo. Os coletores hidráulicos são compostos de uma variedade de válvulas hidráulicas conectadas umas às outras dentro do sistema hidráulico; a combinação destas peças é o que permite ações complexas e movimentos. Eles permitem que o operador saiba quanto líquido está fluindo entre a bomba e atuadores.

A forma destes dispositivos afeta o seu desempenho e forma de uso. Os modelos hidráulicos de agulha têm pequenas portas com rosca fina e êmbolos que permitem regulagem de vazão firme em sistemas hidráulicos. As válvulas de agulha fornecem um fluxo constante e precisa de líquidos e, portanto, servem para aplicações de calibração ou regulação de fluxo. As válvulas de esfera hidráulicas adaptam-se bem a aplicações críticas de alta pressão que requerem um fechamento rápido e fácil, porque o identificador é girado manualmente de 90 ° entre as posições aberta e fechada. Já as de cartucho hidráulico vêm em uma variedade de tamanhos padronizados que são projetados para atender a uma ampla variedade de cavidades nas válvula regulares. Eles podem ser facilmente removidos e substituídos, resultando em menores taxas de manutenção.

Já as válvulas de retenção hidráulica possuem duas aberturas: uma entrada pela, qual passa o fluido e uma saída, através da qual o fluido sai, impedindo o refluxo. As válvulas de controle direcional permitem o fluxo em mais de uma direção, porque contam com um componente que gira em turnos ou alinhados com os tubos correspondentes. Elas evitam níveis impróprios de pressão e fluidos em sistemas hidráulicos. Algumas válvulas interrompem o fluxo quando as taxas de fluxo ficam demasiadamente altas, enquanto outros transmitem sinais a outras válvulas, a fim de proporcionar um equilíbrio sistemático do fluxo. Os modelos de alívio hidráulicos são aproveitados para limitar a pressão em um sistema hidráulico, permitindo que o fluido hidráulico pressurizado flua para fora do sistema em uma passagem auxiliar. Estes componentes protegem os sistemas hidráulicos de serem expostos a altas pressões que excedam os limites especificados do mecanismo.

Válvulas hidráulicas têm um lugar importante para os processos industriais e até mesmo na construção de casas e prédios. Sem a capacidade de controlar a vazão e a pressão de fluidos dentro de um sistema hidráulico, muitos processos tornam-se inseguros e ineficazes.Por isso, as linhas hidráulicas foram desenvolvidas há muitos anos, mas não foram inicialmente utilizadas para muitas aplicações. Ao contrário, elas foram mantidas em laboratórios de ciências para que os inventores e engenheiros pudessem criar novos projetos com as válvulas industriais. Nos tempos modernos, no entanto, as do tipo hidráulico são amplamente utilizadas.

As inovações resultaram em uma variedade de válvulas que permitem movimentos complexos e controle preciso sobre os fluidos. O desenvolvimento e a produção de válvulas hidráulicas eletronicamente controladas levou os equipamentos pesados a serem capazes de levantar grandes cargas, bem como complexos sistemas de tubos e linhas principais para atuadores realizarem processos de fabricação importantes. Estes componentes são ainda hoje aproveitados em veículos para controlar o fluxo de fluidos. Estes dispositivos podem ser menores do que a ponta de um lápis, porém, especialmente úteis para ambientes onde o espaço é pequeno. O tamanho cada vez menor de válvulas permite que sejam empregadas em locais onde não poderiam ser colocadas antes. Quando são adicionadas a sistemas hidráulicos, as linhas tornam-se mais seguras e efetivamente controladas. Esses suprimentos também estão disponíveis em tamanhos grandes para caber em linhas com diâmetros maiores, oferecendo os mesmos benefícios.

Imagens relacionadas a válvulas hidráulicas