Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha
Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho

Notícias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho

Digite uma palavra chave para encontrar conteúdo relacionado:


Segurança do trabalho é um dos assuntos mais importantes discutidos na indústria. Anualmente, milhões de trabalhadores do segmento industrial são afastados de suas atividades normais por causa de acidentes de trabalho graves e que os deixa impossibilitados de continuar exercendo a função. Saiba mais sobre segurança do trabalho.


Segurança do Trabalho

Conceito de segurança intrínseca

Segurança intrínseca significa que uma peça de equipamento, sob quaisquer condições de utilização, é incapaz de liberar energia elétrica ou térmica que possa provocar uma falha de ignição em qualquer tipo de mistura de gases ...

Segurança do Trabalho

O que é um coletor de pó

O que é um coletor de pó Um coletor de pó pode ser uma parte muito importante dentro de uma área industrial ou na qual existe operação de máquinas. Em termos de ... Leia mais

Segurança do Trabalho

Princípios de segurança industrial

Princípios de segurança industrial Para ajudar a garantir a segurança industrial, as empresas devem sempre seguir as regulamentações vigentes. É necessário haver políticas de segurança rígidas que todos os ... Leia mais

Segurança do Trabalho

Pesquisa revela falta de confiança no monitoramento de gás

Pesquisa revela falta de confiança no monitoramento de gás Um levantamento feito no setor industrial no Reino Unido apontou uma série de preocupações em relação aos sistemas de detecção de corrente de gás. A ... Leia mais

Segurança do Trabalho

Saiba mais sobre a norma ISO 14644

O que é  ISO 14644 A Organização Internacional para Padronização (International Standard Organization ou ISO) desenvolve padrões que ajudam os países a atingir objetivos comuns relacionados a segurança, meio ambiente ... Leia mais

Soluções de publicidade


Cadastre-se e receba notícias personalizadas


Saiba mais sobre segurança do trabalho

Contudo, medidas simples de segurança poderiam solucionar os problemas de operários e de empresas se fossem planejadas e implantadas nas organizações da forma correta, especialmente com base na fiscalização e na conscientização de todos.

Segurança do Trabalho 1 Segurança do Trabalho 2 Segurança do Trabalho 3 Segurança do Trabalho 4 Segurança do Trabalho 5

Imagens relacionadas a segurança do trabalho

O uso de EPI’s – equipamentos de proteção individual – muitas vezes é esquecido pelos próprios trabalhadores, que negligenciam sua saúde ao contarem com a sorte. Por vezes, são as empresas que deixam de prestar o devido suporte aos seus colaboradores por não fornecerem todo o equipamento de

O resultado disso são muitas mortes e mutilações. Para os funcionários, esse fato representa a incapacidade de continuar trabalhando para o sustento da família.

Para as empresas, o alto índice de acidentes de trabalho significa custos maiores com indenizações e perda de lucratividade por causa das paradas de produção.

Mas a segurança não envolve apenas evitar que os empregados sofram acidentes e incidentes que resultem em lesões e mortes. É preciso cuidar também do bem-estar do profissional, até como uma forma de responsabilidade social da empresa para com seu funcionário.

As doenças psicológicas também são causas de afastamento dos trabalhadores, gerando grandes prejuízos para as corporações.

Por isso, muitas empresas asseguram aos seus funcionários tratamentos de Medicina Ocupacional e Psicologia Ocupacional, para que os operários e demais funcionários possam tratar de doenças somáticas e psicossomáticas, especialmente o estresse, depressão e outras enfermidades psicológicas.

Segurança do Trabalho
 Ergonomia é um dos fatores importantes em Segurança do Trabalho

Isto é muito comum, por exemplo, no setor de petróleo e gás, com funcionários que atuam em plataformas petrolíferas. Por passarem longos períodos em alto mar e sem contato com parentes, muitos deles desenvolvem sérios problemas de ansiedade e depressão, requerendo do empregador o auxílio com o tratamento adequado.

A indústria de mineração é outro campo em que ocorrem muitos casos de doenças por exposição do operário nas minas. O contato prolongado com substâncias tóxicas, além dos riscos de desabamentos das minas, faz com que as companhias intensifiquem os cuidados na gestão de segurança ocupacional.

A construção civil e o setor elétrico também não ficam atrás no quesito “acidentes de trabalho”. O trabalho nas alturas e o contato com fios elétricos de alta tensão deixam o trabalhador completamente exposto a diversas situações de perigo, exigindo uma atenção ainda maior em relação ao uso de EPI´s, desde que haja um eficaz treinamento de como utilizá-los.

Segurança na indústria
 
Por ano, milhares de trabalhadores se acidentam no ambiente de trabalho
 
Conforme já mencionado anteriormente, nenhum programa de segurança pode ser bem-sucedido se não houver planejamento, engajamento de todos, conscientização e fiscalização a cerca do cumprimento das normas. Existem diversas normas regulamentadoras, mas todas elas só surtem bons efeitos na indústria se forem seguidas à risca.

Para que isso aconteça, as empresas devem ser fiscalizadas e seus funcionários precisam passar por treinamentos específicos de cada área de atuação, como construção civil, manutenção de equipamentos, mineração, indústria química, e outras. É fato também que muitos empregadores investem em medidas de ergonomia, oferecendo o máximo de qualidade de vida no ambiente de trabalho. Simples medidas ergonômicas podem amenizar pequenos problemas de saúde do trabalhador, bem como ainda aumentam sua capacidade produtiva.

Com base em todo este cenário, na editoria Segurança do Trabalho, os artigos sobre o tema abordam temas como a importância do uso dos equipamentos de segurança e da norma NR-10, os diferentes tipos de equipamentos e suas finalidades, como manter a segurança na indústria, na construção e em diversos ramos industriais, especialmente ao lidar com circuitos elétricos, entre outros assuntos relevantes para as empresa e operários.

Google