Os acoplamentos rápidos, por vezes também conhecidos como conexões rápidas ou conectores de desconexão rápida, são utilizados para unir dois tubos ou mangueiras ou até mesmo uma combinação dos dois elementos. Muitas linhas de transmissão de fluido utilizam estes equipamentos em uma grande variedade de indústrias, utilitários comerciais e de consumo.

Empresas relacionadas a acoplamento rápido

SOBROU MATERIAL DE CONSTRUÇÃO DA SUA OBRA OU DE SUA REFORMA?

Rua João Borges, 409 - Londrina - PR - CEP: 86063-290
Celular: (43) 9649-6262
E-mail: [email protected]
http://WWW.TROCATUDOCONSTRUCAO.COM.BR/

Bratal Equipamentos Hidráulicos Ltda

Rua José Nicola Valério, 120 - Piracicaba - SP - CEP: 13414-006
Telefone fixo: (19) 3421-0081
E-mail: [email protected]
http://www.bratal.com.br/

Na indústria, as linhas de fluido hidráulico são necessárias para facilitar a circulação de muitos tipos de máquinas pesadas.

Muitos tipos de equipamentos industriais pesados em linhas de combustível envolvem o uso de acoplamentos rápidos. Equipamentos hidráulicos, como elevadores pequenos, também podem envolver esses dispostivos. Lavadoras de pressão são quase sempre equipadas com engates rápidos, a fim de permitir a conexão rápida e fácil de compressores de água para pulverização. Estas ferramentas úteis são usadas para manter uma conexão entre duas linhas, ao mesmo tempo em que permite a sua desconexão rápida e fácil.

Algumas variedades de engates rápidos podem ser projetados para evitar fugas, uma vez desligados, tais acoplamentos especializados são usados em uma variedade outros tipos de linhas de transmissão de fluido. Eles contribuem muito para a segurança dos ambientes em que são aplicados, evitando derramamentos acidentais.

Muitas ferramentas que utilizam ar comprimido, utilizam também esses componentes em sua base. Isto permite alternar entre as ferramentas sem perda de compressão. Se a compressão for perdida, como pode acontecer com as ferramentas que precisam ser parafusadas, o compressor de ar precisaria de tempo para recuperar a pressão. Com a mudança de ferramentas, muitas vezes, isso pode acarretar em maior tempo de trabalho e consequentemente maior custo de operação.

Diversas são as operações onde podemos encontrar estes dispositivos como por exemplo na irrigação de jardins, campos agrícolas, na armazenagem de produtos refrigerados em freezers e em sistema de ar condicionado em veículos, onde ajudam a prevenir a fuga dos gases refrigerantes, o que pode ser perigoso se pulverizado nos olhos de uma pessoa, muitas instalações utilizam estes componentes para garantir a segurança da operação, como tanques de combustível de aeronaves e veículos de corrida, pois o combustível é altamente inflamável e um possível contato com a atmosfera poderia ocorrer uma combustão, este tipo de engate previne este contato, prevenindo incêndios e garantindo um ar com boa qualidade, normalmente estes eles são fechados hermeticamente com um quarto de volta e somente após este fechamento, uma válvula libera o combustível. Eles são compostos em duas partes, ou duas metades de um dispositivo, um plugue macho e um plugue fêmea.

Os mais rápidos são compostos de materiais metálicos, como cobre, alumínio e aço inoxidável. A chave para a operação de um engate rápido está no design da peça de acoplamento do tipo fêmea. O plugue fêmea envolve uma bainha retrátil que abrange vários rolamentos móveis, quando a bainha é retraída, permite o movimento dos rolamentos, que consequentemente permite a fixação do plugue macho. Quando a bainha é estendida sobre os rolamentos, impede o seu movimento, o que impede a conexão ou desconexão do plugue macho. A bainha retrátil é normalmente mantida no lugar com uma mola resiliente.

Recentemente, materiais plásticos se tornaram mais comuns como engates rápidos por causa de sua resistência à corrosão e baixo custo em comparação com os de metal. Seu uso é geralmente limitado a aplicações menos exigentes, pois a maioria dos plásticos não são tão fortes e resistentes como os metais. Cuidadosamente o emparelhamento com seus aplicativos é uma parte importante para que se possa garantir a operação segura e eficaz destes dispositivos de engate rápido e os equipamentos a que eles estão conectados. Quando adequadamente escolhido, instalado e utilizado, esse dispositivo representa uma enorme vantagem para seus usuários.

Imagens relacionadas a acoplamento rápido