Os acoplamentos de engrenagem oferecem transmissão de torque eficiente em um mecanismo compacto e permite um alto grau de movimento axial. Entretanto, eles exigem pilotagem e um mau funcionamento pode ocorrer, em torques muito altos ou muito baixos.

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Estes componentes possuem os dentes dos cubos convexos com topo, pé e flanco do dente, que fornecem ao acoplamento de engrenagem além de alta capacidade de torque, a compensação de desalinhamentos inevitáveis, sejam eles angulares, paralelos ou axiais, que podem ocorrer entre cada marcha. Dois eixos coaxiais também podem ser conectados por dispositivo único, conhecido como flexível.

Desalinhamentos de 0,5° a 5° que são considerados leves, são tolerados por este tipo de conexão. Estes e as juntas universais são utilizados em aplicações similares, a maioria predominantemente na indústria automotiva. Enquanto os acoplamentos têm maior densidade de torque, as juntas universais são capazes de induzir a vibração mais baixa do que os de engrenagem. Os dentes da engrenagem em uma junção têm reação elevada, o que pode contribuir para a vibração, para permitir um desalinhamento angular. Eles são encontrados em todas as veículos com tração nas rodas traseiras e automóveis de condução de passageiros com quatro rodas. São ideais para aplicações com grandes distâncias entre eixos, altos torques a serem transmitidos e tamanhos compactos.

Nesse componente, os dois eixos unidos encontram-se com um terceiro eixo, que contém as engrenagens. O intertravamento dos dentes uns com os outros ocorrem para que o mesmo seja capaz de girar, ao fazê-lo, eles transferem o poder de torque, e de energia. Cada um tem diferentes velocidades, a velocidade mais alta é atingida quando a potência máxima de entrada é aplicada. Os flexíveis são necessários porque durante a operação, alguns tipos de eixos tendem a mudar seu direcionamento, causando desalinhamento. O movimento do eixo é causado por colisões ou vibrações e resultam em um desalinhamento paralelo do eixo, angular ou axial. Os dispositivos flexível proporcionam uma acomodação eficiente para os desvios dos eixos com desalinhamento moderado que ocorre quando os eixos de rotação se tornam distorcidos.

Há muitos tipos diferentes. O de fole tem dois concentradores e um fole metálico de paredes finas e podem acomodar todos os três tipos de desalinhamento, paralelo, angular e axial. Os de único eixo são normalmente feitos de uma única peça de alumínio e tem um sistema de cortes em espiral que lhe permitem dobrar, a fim de acomodar um desalinhamento angular. Os de eixos múltiplos consistem em duas vigas sobrepostas que abordam problemas de rigidez torcional. Já o Oldham consiste em três componentes: dois concentradores e um disco plástico central, ele acomoda um ligeiro desalinhamento paralelo, ao fornecer reação quase zero.

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