Os acoplamentos de motor exibem alta rigidez torcional que impede a ressonância do sistema. Trata-se de um dispositivo utilizado para conecção de dois eixos em suas extremidades com a finalidade de transmitir torque. Existem cinco tipos principais, que são utilizados para aplicações de motor: de eixo, Oldham, disco, mandíbula e de foles.

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Os componentes são, na sua maioria, feitos de metais como aço, aço inoxidável e alumínio, certas partes, como a aranha, são feitas de poliuretano ou outros plásticos à base de materiais de resina. Cada um tem diferentes graus de torque, desalinhamento de eixos, rigidez, rotações por minuto e requisitos de espaço e estes fatores devem ser levados em conta ao se selecionar um acoplamento para uma aplicação de motor.

São geralmente utilizados em sistemas médicos, como scanners, analisadores de DNA e equipamentos de raios-x, assim como eletrodomésticos como, por exemplo, liquidificadores, máquinas de lavar louça e máquinas de lavar, bem como diversos outros. Estes modelos são compactos e possuem baixo momento de inércia, em função de sua forma construtiva simples, os componentes para volantes não requerem ferramental especializado, nem tão pouco manutenção dedicada no manuseio dos mesmos.

Os cinco tipos são diferentes em tamanho, forma e características. Os de eixo têm folga zero e são usinados com diversos cortes espirais para absorver o impacto. Os Oldham têm alta capacidade de desalinhamento paralelo enquanto os de mandíbula são os melhores para absorção de choque por causa de seu componente plástico de amortecimento chamado de aranha. Ela serve para amortecer as cargas de impulso e minimizar o choque de um motor, essas uniões são consideradas a prova de falhas porque se há um mau funcionamento da aranha, as mandíbulas dos dois concentradores se intertravam e são capazes de criar transmissão de energia direta, e o veículo pode ser desligado com segurança.

Os de mandíbula possuem melhor desempenho para aplicações que possuem movimentos intervalados, que também exigem precisão, pois eles não são ideais para aplicações em que movimentos precisos são necessários durante o movimento. Os de disco são rígidos torcionalmente e, portanto, têm capacidade de desalinhamento alta. Os de fole oferecem maior rigidez torcional. Eles oferecem uma vida útil quase infinita e são virtualmente livres de manutenção. Sua conexão está escondida dentro do comprimento do cubo, permitindo a transmissão exata do movimento angular e do torque.

Um dos métodos mais comuns de construção é a galvanoplastia, onde a peça é construída pela adição de camadas de metal em um mandril até a espessura desejada. Outro método é mecânico formando tais como laminados ou extrusão. Os modelos soldados são produzidos por soldagem de uma série de anéis ou anilhas tanto no seu interior como no exterior.

Por motivo de segurança, não devem conter qualquer saliência, para que haja um funcionamento ideal e não danifique todo o sistema.

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