A aglutinação de alumínio é o processo de adesão permanente de qualquer material de borracha em peças de alumínios. Originalmente, todos os tipos de aço eram a primeira escolha para a ligação de um metal. Mais recentemente, porém, o alumínio tem sido utilizado, pois é muito mais leve e menos oneroso, e não compromete a integridade ou a força da ligação entre o metal e a borracha.

Empresas relacionadas a aglutinação de alumínio

Nenhuma empresa encontrada!

O alumínio é um metal com ductilidade superior, resistência à corrosão e peso leve. É suficientemente forte e capaz de lidar com a pressão e temperaturas elevadas envolvidas no processo de ligação da borracha. Os produtos de aglutinação de alumínio também são usados na indústria automotiva para várias partes internas de um carro, pois são mais leves, fortes, mas também amortecem a vibração quando os veículos estão em movimento em estradas irregulares. Os instrumentos médicos, especialmente instrumentos reutilizáveis para cirurgias e implantes são feitos de alumínio aglutinados à borracha, mais precisamente o silicone, porque sua superfície é de fácil limpeza e pode ser submetido à esterilizações em autoclave.

Quando o metal e a borracha são colados com um adesivo de ligação, ele geralmente é aplicado por uma baixa pressão, por meio de uma pistola, que distribui uniformemente as camadas do substrato de metal. Isso é feito depois que o substrato tenha sido fabricado e cuidadosamente limpo com um desengordurante e às vezes com produtos químicos. Também deve ser adequado ao tipo de vulcanização ou de processo de moldagem. Se as partes não serão sujeitas a alta umidade ou óleo combustível, um sistema adesivo de um componente pode ser empregado, se desejar. No entanto, o adesivo é muito importante e afeta diretamente a resistência da união e desempenho da peça que está sob pressão. As colas mais populares para a ligação do metal e borracha são à base de água e feitos de emulsão de alto peso molecular, pigmentos e curativos todos misturados na água, sendo que são considerados tão eficazes quanto os sistemas adesivos à base de solventes.

Imagens relacionadas a aglutinação de alumínio