Os alimentadores rotatórios ou rotativos, também conhecidos como centrífugos, utilizam a força giratória, a fim de orientar e ordenar as peças antes de transportá-las para a próxima fase em processos automatizados. Como um componente de processamento especial e de manuseio de materiais, são frequentemente utilizados em indústrias como a agricultura, no setor automotivo, nas indústrias de cosméticos, na mineração, nas fábricas de alimentos e de processamento químico.

Empresas relacionadas a alimentadores rotatórios

Fabricante de Células de Carga e Sistemas de Pesagem

Rua Icaraí, 242 - São Paulo - SP - CEP: 03071-050
Telefone fixo: (11) 2091-2426
E-mail: locateli@aephbrasil.com.br
http://www.aephbrasil.com.br/

DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA CAD 2D e 3D

Rua Agenor Porto, 102 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21511-490
Telefone fixo: (21) 2473-2790 - Celular: (21) 9321-8100
E-mail: mecseg@mecseg.com.br
http://www.mecseg.com.br/

Automação industrial e reforma de equipamento

Avenida Romeu Samarani Ferreira, 265 - Porto Alegre - RS - CEP: 91750-740
Celular: (51) 9319-1619 - Celular: (51) 9211-9797
E-mail: orcamento@fchr.com.br
http://www.fchr.com.br/

NTG Equipamentos Industriais

Avenida Paulicéia, 50 - Caieiras - SP - CEP: 07700-000
Telefone fixo: (11) 3901-5888
E-mail: comercial@ntgequipamentos.com.br
http://www.ntgequipamentos.net.br/

Ideal para aplicações de controle da poluição atmosférica, o alimentador giratório, como também são conhecidos esses equipamentos industriais, fornecem processos precisos e eficazes para separar materiais, a fim de alimentar uma grande variedade de peças sem o uso de faixas especiais ou de vibração. Tipicamente construídos em ferro fundido, aço carbono ou inox, são habitualmente utilizados para transportar substâncias em pó. Oferecendo altas taxas de alimentação, se mostram ideais para peças espessas não estão inclinadas quando puxadas para fora da bacia em alta velocidade. Esses tipos proporcionam uma eficiente separação de produtos e ingredientes de diferentes espessuras, sendo que tendem a estragar menos as peças do que qualquer outro tipo de fonte de alimentação e oferece uma solução ergonômica para tarefas de classificação monótona e fisicamente extenuante.

São construídos a partir de componentes incluindo um eixo de rotor, carcaça, placas, selos de embalagem e rolamentos. Os rotores geralmente têm grandes aletas que são soldadas e muitas vezes são controladas por um pequeno motor de combustão interna ou motores elétricos. As peças são simultaneamente estabilizadas quando elas se acumulam na borda externa, a fim de iniciar a orientação. Depois da orientação, as partes de saída da bacia são encaminhadas para a fase seguinte do processo.

No entanto, as peças que estiverem danificadas de alguma forma não serão transportadas para a etapa seguinte, e sim serão devolvidas para a bacia de alimentação para serem recirculadas ou descarregadas. Muitas ferramentas personalizadas especializadas estão frequentemente disponíveis no mercado a fim de melhor atender determinados tipos de peças e também para alcançar uma taxa de velocidade desejada. Por exemplo, um tipo especial, conhecido como uma válvula rotativa, é mais adequado para sistemas de transporte pneumático e equipamentos de controle de poeira.