Almofadas de espuma podem ser confeccionadas de espuma de célula aberta ou de célula fechada, e são encontradas em uma variedade de aplicações, incluindo no enchimento de móveis, tapetes e em equipamentos esportivos. O material é leve, versátil e é um polímero que tem uma sensação esponjosa por causa das bolhas de gás presas no artigo.

Empresas relacionadas a almofadas de espuma

Center Espumas Ltda.

Rua Cachoeira de Goiás, 55 - Guarulhos - SP - CEP: 07175-070
Telefone fixo: (11) 2438-1915
E-mail: centerespumas@centerespumas.com.br
http://www.centerespumas.com.br/

Há um número de diferentes tipos de espuma que são comumente usadas e as de espuma podem ser feitas a partir de praticamente qualquer uma. No entanto, o tipo mais popular usado é a espuma de poliuretano e acústica.

A espuma de poliuretano é uma espuma de célula fechada que com o tempo se decompõe quando exposta à luz solar. Desta forma, é uma escolha ecológica, especialmente para produtos que não requerem um tempo de vida excepcionalmente longo. Espuma de polietileno, por outro lado, é especialmente útil para a absorção de choque e vibração, devido à sua configuração de célula. A espuma em si é feita através da mistura de elementos químicos e adição de um agente de gaseificação. A adição de um agente de gaseificação faz com que o material se expanda e forme uma tira de material de espuma. O período de tempo de duração do processo, combinado com a intensidade do agente de gaseamento afetará a porosidade do produto final. As bolhas de gás são, essencialmente, presas no material de polímero que lhe permite ter um elemento de flexibilidade que um polímero sólido não teria.

O principal objetivo das espumas é adicionar um nível de conforto e de absorção de choque e energia ou a ambas as aplicações estacionárias. Em embalagens e no transporte das cargas, o amortecimento protege os produtos contra danos causados por quedas, pancadas e maus tratos, uma vez que é colocado ao redor do objeto e absorve o choque, evitando danos. Em outros usos, tais como isolamento de vedação, construção e posicionamento para uma série de aplicações, as almofadas de espuma são um acessório importante para as estruturas existentes.

Tal como acontece com outros materiais de espuma, a variedade disponível dentro do amortecimento de espuma é quase ilimitado como os métodos de fabricação de espuma, que incluem o corte de espuma, e que pode ser usado para alcançar qualquer forma, dimensão e tamanho. Métodos de corte de espuma mais comuns são: corte, corte por fio quente e corte por jato de água. Características físicas, como a densidade da espuma e espessura serão dependentes das especificidades da sua utilização em termos de conforto necessário e frequência de uso. Aquelas para uso diário, como mobiliário e assento automotivo, exigem espuma de alta densidade para garantir uma longa vida útil do produto antes que sua substituição seja necessária.