Como todos os outros modelos, os anéis de vedação de Viton são regularmente utilizados como materiais vedantes entre lacunas de peças em uma máquina ou em um sistema de tubos ou tubulações. Eles são instalados durante a montagem de uma máquina ou sistema que possuem peças que necessitem de desmonte por motivos de manutenção.

São produzidos em uma grande variedade de tamanhos, formas e materiais, responsáveis por manter esses suprimentos resistentes para suportar vazamentos de gás ou líquidos e são feitos de diversos materiais, entre eles o Viton. Outras borrachas sintéticas incluem o Teflon e o silicone. Anéis de silicone também são usados em uma série de aplicações industriais, sendo fabricados especificamente em alumínio, cobre, ouro, prata e aço.

Há cinco principais famílias de Viton, que pode ser distinguidas pela sua composição. Elas são A, B, F, TBR e ETP. A família que consiste de tipo A, AL, GAL e GLT-S é usada para propósitos gerais de vedação, particularmente em automóveis e aplicações aeroespaciais. A família B, que consiste em B, BL, GBL-S e GBLT-S, é utilizada em processos químicos. A família F, incluindo F, GF-S e GFLT-S, é usada principalmente em sistemas de água e ácidos inorgânicos, enquanto a família TBR-S é usada para aplicações com requisitos de pH elevado. A última família, ETP-S (Viton Extreme), é empregada em ambientes agressivos, tais como de exploração de petróleo. Uma ampla gama de indústrias utiliza esses e outros tipos, que têm um design simples e baixo custo de produção.