Os aparelhos de ar condicionado removem o calor do ar em um espaço através do uso de um compressor, um condensador, uma válvula de expansão, um termostato e uma série de ventiladores motorizados. Algumas unidades podem ser conectadas a dutos de ar ou equipamentos de tratamento de ar.

Empresas relacionadas a aparelhos de ar condicionado

Resende Ar-Condicionado

Rua Um, 72 - Santa Rita do Sapucaí - MG - CEP: 37540-000
Telefone fixo: (35) 3471-7125
E-mail: [email protected]
http://www.resendearcondicionado.com.br/

ABC Torres Equip. e Man. Industrial

Rua Maria Silva, 16 Cj 22 - São Bernardo do Campo - SP - CEP: 09770-020
Telefone fixo: (11) 3412-4782
E-mail: [email protected]
http://www.abctorres.com.br/

AR CONDICIONADO CLIMABEM

Estrada das Taipas, s/n - São Paulo - SP - CEP: 02991-000
Telefone fixo: (11) 3869-0448
E-mail: [email protected]
http://www.climabem.com.br/

Automação industrial e reforma de equipamento

Avenida Romeu Samarani Ferreira, 265 - Porto Alegre - RS - CEP: 91750-740
Celular: (51) 9319-1619 - Celular: (51) 9211-9797
E-mail: [email protected]
http://www.fchr.com.br/

Manutenção e Instalação de Equipamentos de Ar Condicionado

Rua Dardanelos, 234 - Santo André - SP - CEP: 09260-060
Telefone fixo: (11) 4472-6906 - Celular: (11) 8881-9420 - Nextel: (11) 7767-2052 ID 55*152027
E-mail: [email protected]
http://www.refrisanco.com.br/

Poliservice Locação de Geradores Chillers e Ar Condicionado

Avenida Fabor, 12 - Duque de Caxias - RJ - CEP: 25225-030
Telefone fixo: (21) 2586-6379
E-mail: [email protected]
http://www.poliservice.com.br/

Contrariando uma idéia generalizada, esses equipamentos não adicionam o ar frio a um espaço, mas sim removem o calor do ar existente, que faz com que o espaço se torne mais frio. Os componentes destas unidades são geralmente feitos de metal como aço inoxidável ou alumínio. Eles variam em tamanho, unidades de janelas são pequenas o suficiente para caber entre uma janela aberta e na borda, enquanto os condicionadores de ar industriais são grandes o suficiente para esfriar uma planta inteira ou uma fábrica. Devido à necessidade de energia elétrica para o seu funcionamento, as unidades podem se tornar caro se o espaço não for bem isolado, ou se o ar é mal distribuído.

Geralmente são colocados nos edifícios onde os ventiladores ou brisas naturais não são suficientes por causa da temperatura do ar ou da poluição. Os sistemas de ar condicionado costumam usar filtros de ar para manter a qualidade do ar e evitar a propagação de germes, poluentes ou outros agentes irritantes indesejados, porém presentes. Eles são usados em edifícios residenciais, instalações industriais, fábricas, empresas, veículos e muitos outros lugares onde o ar fresco cria um ambiente mais confortável.

Eles possuem um termostato que deforma de acordo com a temperatura atual. Quando ele atinge uma temperatura pré-determinada por um sensor, faz com que o aparelho volte a ligar até que o termostato meça a temperatura do ar a um nível inferior. As unidades utilizam um produto químico chamado refrigerante que pode mudar rapidamente um gás em um líquido. O freon é o refrigerante mais comumente utilizado. Este produto químico é dispensado na unidade durante o processo de fabricação e está contido dentro de bobinas dentro do corpo da unidade principal. O compressor faz com que o gás refrigerante mude de um gás frio para um gás quente sob pressão. Como o gás percorre as bobinas, que condensa em um líquido e o calor se dissipa. Ela é forçada a passar através da pequena abertura da válvula de expansão que ajuda a evaporar novamente em um gás de baixa pressão a frio. Este gás percorre as bobinas para absorver o calor do ar, e assim manter a refrigeração do espaço.

Os aparelhos condicionadores de ar estão disponíveis em diversos estilos e modelos, como os de janelas, os móveis, os de refrigeração local, do tipo split e muito mais. As unidades portáteis são móveis e podem ser facilmente deslocadas de um local para o outro. As unidades de janela são montadas em uma janela aberta enquanto as unidades no local de refrigeração são usadas para controlar fontes de calor localizadas. Os do tipo split possuem componentes localizados no exterior da edificação no caso todo maquinário, chamado evaporador e componentes localizados no interior do local a ser refrigerado, que é a unidade de controle, no caso o evaporador.