Os aquecedores de quartzo são tipos comuns de modelos infravermelhos que utilizam elementos de aquecimento compostos do mineral quartzo. O quartzo é um elemento resistente e pode suportar temperaturas mais elevadas do que o vidro e a cerâmica e por isso é uma escolha popular para os elementos de aquecimento.

Empresas relacionadas a aquecedores de quartzo

Corel Aquecimento Industrial Ltda

Rua Loureiro de Apolo, 69 - São Paulo - SP - CEP: 02939-010
Telefone fixo: (11) 3993-8888
E-mail: corel@corel.ind.br
http://www.corel.ind.br/

Os infravermelhos utilizam a radiação eletromagnética para aquecer os objetos, materiais e espaços. Utilizando a energia produzida a partir do elemento de aquecimento e de superfície reflexiva, as ondas de infravermelho são irradiadas na direção onde se deseja o calor, perdendo energia mínima para condução ou convecção.

Em um aquecedor de quartzo, o elemento como o próprio nome diz, é de quartzo, ou comumente de fio de tungstênio ou uma bobina fina de outra liga e dentro de um tubo de vidro de quartzo. Como a energia elétrica é aplicada ao elemento, o calor gerado emite ondas infravermelhas e a energia é refletida na superfície polida do refletor. Enquanto os aquecedores de ar forçado utilizam a convecção para aquecer o ar, o calor infravermelho é absorvido diretamente pela superfície de um objeto sem a necessidade de um meio de transporte. O calor infravermelho pode penetrar em materiais e gases com mais facilidade do que o calor de outros tipos e é mais eficiente que as lâmpadas ultravioletas que requerem as ondas de luz de forma eficaz para atingir um objeto com o calor desejado. Devido à sua alta eficiência energética, o aquecedor infravermelho de quartzo é considerado uma alternativa ecológica aos outros métodos de aquecimento que utilizam combustíveis gasosos para criar grandes quantidades de calor.

Estes equipamentos de quartzo são frequentemente utilizados em diversas aplicações, as mais comuns incluem: os aqueimento de ambientes externos, processamento de alimentos e químicos, aplicações médicas e hospitalares, como aliviar a dor das articulações, utilizações industriais, tais como revestimentos de secagem, processamento de vidro ou de cura, de aquecimento para veterinários e zoológicos e etc. Com a variação dos materiais a forma como reagem e absorvem o calor infravermelho, são de maneiras diferentes, isso precisa ser levado em consideração na determinação do uso de aquecimento adequado e localização.

Há uma série de vantagens em se utilizar os de quartzo, incluindo o padrão de aquecimento que tendem a ser mais uniformes, devido à natureza do aquecimento infravermelho. No aquecimento de convecção, bolsões de ar frio e quente são encontrados às vezes, o que pode sair caro em processos para fins industriais ou comerciais. Outra vantagem é que eles representam menos riscos à saúde do que outros tipos de aquecimento, por exemplo aqueles a gás radiante, como não há uma chama ou emissões nocivas de queima de combustíveis envolvidos no processo de aquecimento. O elemento de quartzo ou tubo atinge altas temperaturas, mas a maioria é fabricada com um escudo protetor para evitar o contato direto com o elemento. A redução do risco de incêndios e queimadas é uma grande vantagem, especialmente em uso residencial, já que eles são a causa de muitos incêndios domésticos a cada ano nos Estados Unidos.