Aspiradores à prova de explosão são utilizados por fabricantes de materiais orgânicos sólidos como açúcar, amido de milho, madeira ou granulados de plástico, porque correm o risco de incêndios graves, se o pó que eles produzem se tornarem finamente divididos e dispersos. O polimento, a moagem, o transporte e a moldagem de muitos materiais diferentes produzem poeiras e pequenas partículas, que ficam dispersas em torno das instalações e podem facilmente pegar fogo.

Empresas relacionadas a aspiradores à prova de explosão

Linha Completa de ASPIRADORES

Rodovia João Traficante, 0 KM 2,5 - Franca - SP - CEP: 14402-347
Telefone fixo: (11) 3508-9979 - Telefone fixo: (21) 3513-0999 - Telefone fixo: (31) 3515-5555
E-mail: marketing@lojadomecanico.com.br
http://www.lojadomecanico.com.br/

Aspantec Indústria e Comércio de Aspiradores Industriais Ltda.

Rua Madagascar, 317 - Santo André - SP - CEP: 09260-090
Telefone fixo: (11) 2564-4559 - Telefone fixo: (11) 2325-3091 - Telefone fixo: (11) 7591-7014
E-mail: aspantec@aspantec.com.br
http://www.aspantec.com.br/

ASPÓ Indústria de Máquinas Ltda.

Rua Sete de Julho, 196 - São Paulo - SP - CEP: 04760-070
Telefone fixo: (11) 5548-8555
E-mail: aspo@aspo.com.br
http://www.aspo.com.br/

Áreas que contêm gás inflamável ou vapor também estão sujeitos a um cuidado extra, enquanto a aspiração. Ignição destes materiais não é incomum, mas podem ser causadas por superfícies quentes, faíscas elétricas, chamas ou brasas, contato do metal com o metal e a eletricidade estática. Aspiradores à prova de explosão são movidos por ar comprimido em vez de eletricidade e podem lidar com materiais úmidos ou secos. Uma das maiores causas dos incêndios em aspiração é uma grande quantidade de poeira fina. Se o pó for limpo regularmente, o risco de incêndio diminui, mas não desaparece.

Dissipação estática, isolamento elétrico e neutralidade química são fatores importantes na construção desses aparelhos. A caixa pode ser feita de fibra de vidro reforçada ou aço inoxidável, e componente como entradas e rodízios são muitas vezes feitos de plástico ou de bronze. Dentro do aspirador, um separador de imersão extingue o material com água, eliminando o risco de combustão dentro do tanque de armazenamento. Há também filtros para reduzir a poeira no ar. Para ser considerado totalmente à prova de explosão, eles devem seguir padrões rigorosos. Alguns podem reivindicar ser a prova de explosão, mas a menos que seja certificado, usá-los pode ser inseguro. Há um sistema de classificação de classes, divisões e grupos que coincidem com certos ambientes perigosos e materiais com o tipo de vácuo apropriado. Todas as mangueiras, ferramentas e acessórios devem ser condutores estáticos, dissipativos e totalmente aterrados para que não haja risco de faíscas durante a operação.