Os atuadores de parafuso de esfera, também chamados de parafusos movimentadores, são dispositivos que produzem movimentos lineares mecânicos, através da conversão do movimento giratório com a utilização do parafuso de esfera e sua combinação com as porcas de esferas.

Empresas relacionadas a atuadores de parafuso de esfera

Nenhuma empresa encontrada!

Eles tendem a ser muito rígidos, também são altamente precisos, devido às tolerâncias de fabricação, assim como a falta de compressão nos rolamentos das esferas. Altamente durável, pode exceder sua vida útil de 5.000 km se operado a baixas cargas e velocidades; com maior carga e maior velocidade a vida útil normalmente é de 3.000 km. A velocidade de acionamento do parafuso de esfera é determinada pelo passo do parafuso. A ligação do parafuso é dada considerando o passo do parafuso multiplicado pelo número de roscas, assim determina o curso linear da porca de esferas pela rotação do parafuso. Os atuadores de parafusos de esferas com um passo maior, proporcionam maior movimento axial para uma porca mais rápida por uma rotação, enquanto que aqueles com uma vantagem de parafuso inferior produzem maior impulso linear. São utilizados em uma grande variedade de indústrias, incluindo a automotiva, aeroespacial, biotecnológica, médica, automação, movimentação de materiais, semicondutores, alimentos, embalagens e produtos eletrônicos, além de processos de automação em grande escala, como seguimento solar, ventilação, o posicionamento de micro-localização por satélite comercial, usinagem a laser e correias transportadoras.

Os atuadores lineares de parafuso de esferas consistem em um parafuso de esferas, uma composição de recirculação de esferas, uma porca de esfera e um tubo de cobre. A carga é tipicamente ligada à extremidade do parafuso de esfera, e ela não é suportada por outros meios. Os rolamentos de esferas percorrem nas trilhas da haste ou nos sulcos opostos endurecidos que são cortados dentro da porca de esferas axialmente, traduzindo em um ângulo helicoidal particular. Os rolamentos de esferas são compactados quando circulam nas ranhuras e descarregados no sistema de retorno: a circulação é causada por qualquer um dos sistemas internos de inversão, ou uma série de tubos de retorno externo. Situado na porca de esferas, os rolamentos de esferas percorrem ao longo de uma haste do parafuso de esferas. O parafuso de esferas gira dentro e fora da carcaça, que normalmente é construída em aço inoxidável, alumínio, plástico ou aço. A rotação proporciona um movimento linear ao objeto, que pode ser causada por uma transmissão síncrona de uma correia dentada, acionamento direto ou uma unidade de engrenagem. Além disso, esses componentes têm seu comprimento determinado pela velocidade crítica do parafuso. A velocidade crítica do parafuso está diretamente relacionada ao diâmetro do parafuso, e é inversamente proporcional ao quadrado do comprimento do parafuso. Os parafusos com um diâmetro maior e um determinado comprimento não suportam velocidades críticas como os parafusos com um diâmetro menor no mesmo comprimento.