Os atuadores de válvulas são mecanismos que proporcionam movimento linear para válvulas através da utilização de diversos conjuntos de parafuso. Esse movimento é geralmente utilizado para colocar a válvula, bem como para abrir ou fechar a válvula, dependendo da aplicação. Uma ampla gama de modelos é utilizada para incluir válvulas de medição, válvulas agulha, válvulas globo, válvulas de diafragma, válvulas gaveta e etc.

Devido à extensa variedade de tipos de válvulas, os atuadores são utilizados em diversas indústrias, tais como: de processamento químico, para o processamento de fluidos e aplicações de controle de fluxo; águas residuais e tratamento de água, para regular a pressão, bem como em equipamentos de prevenção de inundações; de fabricação industrial, para processo de aplicações de automação; petróleo, em dutos de transporte de gás e automotivo, para aplicações como o posicionamento e atuação de válvula em motores. Podemos incluir ainda indústrias como a farmacêutica, de geração de energia, naval e aeroespacial. Algumas vantagens incluem um controle preciso de fluxo rápido e válvula de controle automatizado que permite maior eficiência. Os tipos podem ser rotativos ou lineares, os lineares de válvula são benéficos para o uso em aplicações que exigem tolerâncias operacionais.

Eles conseguem um movimento linear através da utilização de conjuntos de parafuso, os dois tipos principais e mais utilizados são o parafuso movimentador e o parafuso de esfera de chumbo. Os parafusos movimentadores, também conhecidos como parafusos de energia ou de transmissão, são hastes projetadas para traduzir o movimento rotatório em movimento linear. Os parafusos esferas realizam o mesmo movimento linear, no entanto eles oferecem redução de fricção, devido a uma esfera que é encaixada dentro da porca. Também podem fornecer atuação através de vários métodos: manual, elétrico, pneumático, hidráulico e através de solenóide. Podem ser volante manual ou nível manual. O volante manual é mais comum, mas ele não permite a operação da válvula automática. Os elétricos utilizam motores, geralmente motores de corrente contínua, a fim de permitir a operação da válvula manual, semi e totalmente automáticas.

Os atuadores elétricos operam fornecendo força mecânica através da conversão de energia elétrica. Os pneumáticos e hidráulicos podem fornecer a operação da válvula semi e totalmente automatizada, bem como, no entanto, os pneumáticos são utilizados em aplicações de pressão de ar, enquanto tipos hidráulicos são utilizados na água e outras aplicações de pressão do fluido. Os de válvulas solenóide são a tecnologia mais recente, mas eles são mais estritamente limitados a simples abertura e fechamento das válvulas.