Os atuadores elétricos são dispositivos que produzem um movimento linear através da conversão de energia elétrica em energia mecânica. Este tipo de atuador linear é geralmente ligado às válvulas que se movem como resultado de uma fonte de alimentação externa. O nível de potência necessária é obtido através da utilização de motores monofásicos ou trifásicos de corrente alternada (CA) ou motores de corrente contínua (CC), além de diversas engrenagens.

Empresas relacionadas a atuadores elétricos

Assistência Técnica Especializada em Maquinas de envase.

Rua Wadia Jafet Assad, 171 CJ 03 - São Bernardo do Campo - SP - CEP: 09850-090
Telefone fixo: (11) 4512-1749
E-mail: eng@valpack.ind.br
http://www.valpack.ind.br/

Metalúrgica Varb Indústria e Comércio Ltda.

Estrada da Aldeinha, 312 - Barueri - SP - CEP: 06465-100
Telefone fixo: (11) 4191-1671
E-mail: vendas@varb.ind.br
http://www.varb.com.br/

Os atuadores elétricos são divididos em dois tipos: lineares e rotativos. Ao selecionar um atuador elétrico rotativo, fatores importantes a considerar incluem o atuador de torque e a amplitude do movimento. Alguns fatores importantes a considerar quando selecionar um atuador linear elétrico é o número de voltas, força de atuação, e o comprimento da haste da válvula do curso. Ambos os lineares e os rotativos são freqüentemente utilizados em uma variedade de aplicações e indústrias, tais como: indústria automotiva, para uso em sistemas de energia da porta e sistemas de ar condicionado, na produção industrial, para serem utilizados como componentes de controle em muitos dispositivos industriais, na agricultura, para uso em máquinas agrícolas, como colheitadeiras e distribuidores de adubo e de geração de energia, em que são utilizados principalmente para as tecnologias verdes, como a construção de turbinas eólicas.

A construção básica de um atuador elétrico é composta por um motor elétrico, um parafuso, uma porca e, possivelmente, as engrenagens se o motor elétrico for um pequeno motor. Em um atuador elétrico, é a porca que fornece a conversão do movimento elétrico para o movimento mecânico quando ele gira ao longo do parafuso, movendo-se para frente em vez de girar junto com o parafuso. Eles giram a partir do abrir de fechar de uma chave. Com o uso de atuadores elétricos rotativos, a força eletromagnética do motor faz com que os componentes girem, permitindo várias paradas durante cada curso. Um eixo circular ou uma tabela podem ser utilizados como o elemento de rotação. O torque do atuador se refere ao poder que faz a rotação, enquanto que a gama completa de movimento pode ser nominal, por sua vez 1/3, ou varias voltas. Os lineares, em contraste, abrem e fecham usando pinça, diafragma, porta, ou válvulas angulares. São usados frequentemente quando tolerâncias são obrigatórias. Estes utilizam um conjunto de parafuso ou rosca esférica a motor para o fornecimento de movimento linear. No interior deles, a carga é conectada à extremidade de um parafuso que é movida por uma correia ou engrenagem.