São dispositivos que fornecem força mecânica através da conversão de energia elétrica. Tornando-se cada vez mais populares para aplicações industriais, oferecem várias vantagens sobre os tradicionais atuadores lineares mecânicos e hidráulicos, tais como: aumento da eficiência mecânica, composição, robustez, capacidade de carga, um número mínimo de peças e uma montagem fácil.

Empresas relacionadas a atuadores eletromecânicos

Metalúrgica Varb Indústria e Comércio Ltda.

Estrada da Aldeinha, 312 - Barueri - SP - CEP: 06465-100
Telefone fixo: (11) 4191-1671
E-mail: vendas@varb.ind.br
http://www.varb.com.br/

Diversas indústrias utilizam atuadores eletromecânicos, são elas: militar, para veículos terrestres blindados e aeronaves; hospitalar, para médicos em sistemas de infusão, posicionadores para cama médica, cadeiras odontológicas e equipamentos médicos e odontológicos complementares; aeroespacial, a fim de abrir e fechar portas de carga, movimentar carga em superfícies, estabilizar dispositivos rotativos e aplicações de controle para os demais movimentos, e na agricultura, para uso em motores de tratores, máquinas agrícolas e aplicativos adicionais.

Esses modelos podem diferir no que tange ao material de fabricação, como alumínio, aço e zinco, além de ter peças de plástico, por vezes, para fins de redução de ruído, em termos de fonte de energia, que poderia incluir os servomotores de corrente contínua ou corrente alternada, tensão de passo, e em termos de tipos de parafusos, como de chumbo ou esfera. Os benefícios adicionais incluem a diminuição do consumo de energia, vida útil longa e sua força aumentada.

São de uma composição bastante simples: consistem de um motor elétrico, um parafuso, uma porca e engrenagens. O motor elétrico, também conhecido como o condutor, é ligado mecanicamente a um parafuso. Assim, quando o motor gira, o parafuso também irá girar. Uma porca é rosqueada no parafuso por meio de espiras correspondentes helicoidais em uma parte não rotativa do parafuso, como resultado, a porca é impedida de girar junto com o parafuso. Em vez de girar, a porca vai ser conduzida ao longo da rosca do parafuso em um movimento linear na direção correspondente ao movimento de rotação do parafuso. Como resultado, é através do movimento da porca que a energia elétrica é convertida em energia mecânica. Em termos de atuadores eletromecânicos que utilizam conjuntos de engrenagens, o objetivo geral é para utilização em motores menores. Não só menor, e sim mais fraco, estes motores giram em alta rotação e devem ser orientados para baixo a fim de proporcionar o torque necessário para girar o parafuso em aplicações em que a carga seria demasiadamente pesada para o motor poder manipular sem suporte adicional. Para estas aplicações, são utilizadas engrenagens sem fim ou planetária, que consistem em três ou mais engrenagens exteriores que giram em torno de uma engrenagem central.