Os atuadores lineares em miniatura são dispositivos que são fabricados em uma escala muito menor do que o tamanho típico de um atuador linear. Também conhecido como microatuadores lineares ou mini atuadores lineares, produzem movimento linear mecânico através da conversão de várias formas de energia em energia mecânica.

Empresas relacionadas a atuadores lineares em miniatura

SIKO - Sistemas de medição lineares e angulares

Rua Abílio Figueiredo, 92 sala 85 - Jundiaí - SP - CEP: 13208-140
Telefone fixo: (11) 4497-1735
E-mail: mkt@lfequip.com.br
http://www.lfequip.com.br/

Fuso de esferas, Guias Lineares e Reparo de Fuso de esferas

Avenida Constantinopla, 228 - Itapecerica da Serra - SP - CEP: 06871-300
Telefone fixo: (11) 4667-3966
E-mail: vendas@avasistema.com.br
http://www.avasistema.com.br/

São geralmente parte de sistemas de controle de movimento e são controlados por computador. Os sistemas de controle utilizam esses componentes para mover ou controlar objetos. Muitas características diferentes destes projetos estão disponíveis, pois, podem ser elétricos, mecânicos, pneumáticos ou hidráulicos. Por exemplo, alguns podem ter interruptores de limite no fim de curso, sensores, freios magnéticos, ou uma opção de unidade de onda senoidal. Várias opções de motor em miniatura incluem os deslizantes, escovados de corrente contínua, ou servomotores sem escovas. A flexibilidade do sistema é determinado pelas especificações previstas. Eles são utilizados em uma ampla gama de aplicações, incluindo a robótica, aeroespacial, automação industrial, e uma vasta gama de aplicações de engenharia. Eles também podem ser encontrados em indústrias como a automotiva, aviação, agricultura, construção, hospitalar, óticas e equipamentos de semicondutores.

Eles operam quase da mesma forma que um atuador linear típico, apenas em uma escala muito menor. A maioria é elétrica, embora alguns possam usar a força piezoelétrica para o movimento de alta precisão, curto, e outros ainda são pneumáticos. No entanto, em termos de construção básica, consistem de um estator de placa base, e um corredor com guias em ambos os lados, que são micro usinados. Na maioria dos casos, o silicone é utilizado como material de base.

Esses dispositivos são normalmente utilizados em pequenos espaços que exigem grandes cargas. Ao escolher um atuador linear em miniatura, vários fatores são importantes para seu sucesso em sua aplicação. Por exemplo, o ciclo de precisão e requisitos de programação deverão também ser avaliados, bem como os requisitos de segurança, as preocupações ambientais e de espaço. Como a maioria dos motores lineares em miniatura são eletricamente ligados, diversos motores elétricos estão disponíveis, incluindo o de passo, escovado de corrente contínua ou servomotores sem escovas que devem ser considerados. Em termos de potência piezoelétrica, os motores lineares em miniatura obtêm os resultados de movimento linear de pressão mecânica que tem sido exercida sobre certos tipos de cristais, como o quartzo ou de sal de Rochelle. Os pneumáticos, por outro lado, significam simplesmente que o atuador linear em miniatura é alimentado por ar ou pressão do gás.