Os atuadores rotativos são compactos, simples e eficientes, que giram um eixo de saída através de um arco fixo para a produção de oscilação de energia. Eles precisam de espaço limitado e montagens simples e podem produzir alto torque instantâneo em qualquer direção. São utilizados para levantar, abaixar, abrir e fechar, indexar e também na transferência de movimentos. As diferentes formas de energia que podem ser utilizadas incluem hidráulica, pneumática e elétrica.

Empresas relacionadas a atuadores rotativos

Mpa Automação Ltda

Alameda do Contorno, 1308 - Goiânia - GO - CEP: 74853-120
Telefone fixo: (62) 3541-0015
E-mail: [email protected]
http://mpaautomacao.com.br/

Os atuadores rotativos hidráulicos são muitas vezes utilizados para controlar ou como uma alternativa para os cilindros hidráulicos ou motores. Os modelos pneumáticos são normalmente utilizados para movimentação de materiais, montagem de produtos, testes e controle de qualidade em embalagem, solda e máquina de carga e descarga de aplicações. Por fim, para os elétricos, há uma ampla gama de aplicações, incluindo sistemas de energia automotiva de bloqueio, distribuidores de adubo para a agricultura e construção de turbinas eólicas. Além disso, existem vários fatores importantes a considerar na seleção de um atuador rotativo elétrico para um aplicativo desejado, incluindo o torque do atuador, amplitude de movimento e sua composição. Por exemplo, os dois principais tipos de projetos para esses dispositivos, são o de pinhão e cremalheira, embora uma combinação destes dois estilos também seja possível.

O método básico pelo qual eles fornecem movimento rotativo é através da rotação de um eixo de saída através de um arco fixo. No entanto, os três principais tipos possuem cada um diferentes construções. Os hidráulicos utilizam fluido pressurizado para ativar os componentes motorizados.

Os  tipos hidráulicos são mais rápidos e mais fortes do que os pneumáticos, que utilizam ar pressurizado para ativar os componentes motorizados. Os tipos pneumáticos incluem dispositivos de palhetas simples, duplo dispositivos de palhetas, o movimento de múltiplos atuadores de palheta rotativa, único de pinhão e cremalheira, e de dois ou quatro de pinhão e cremalheira. Os rotativos elétricos rodam a partir do movimento de abrir e fechar com válvulas e esferas. Com o uso de modelos elétricos, a força eletromagnética do motor faz com que os componentes rodem, permitindo várias paradas durante cada curso. Ao selecionar um atuador rotativo elétrico, fatores importantes devem ser considerados, como a força que faz com que haja rotação, enquanto que a gama completa de movimento pode ser nominal ou de múltiplas voltas.