As balanças de bancada, tais como os modelos industriais, são comumente utilizadas em indústrias dos ramos de alimentos, produtos químicos, indústrias do terceiro setor na expedição e recepção, hospitalar, farmacêutica e no varejo, bem como várias outras aplicações em que os produtos são vendidos com base no peso. Leia mais sobre balanças de bancada.

Empresas relacionadas a balanças de bancada

Nenhuma empresa encontrada!

Em alguns casos, também podem ser utilizadas como balanças de contagem que trabalham em sentido inverso para determinar o número de itens a partir do peso em vez do coletivo de massa.

Para acomodar as muitas aplicações para as quais elas são utilizadas, estão disponíveis em vários tamanhos, materiais, com capacidade variável e classificações de precisão. Os tamanhos variam desde pequenas, somente com alguns centímetros até aquelas quem cobrem a totalidade da superfície sobre a qual estão montadas. Sua capacidade também varia de acordo com algumas escalas de medição como itens que pesam até 2.000 quilos e outros elementos de manuseio de pequeno porte com peso inferior a 150 gramas. Não importa a classificação de carga específica, materiais duráveis, tais como aço inoxidável, aço, alumínio, ferro fundido e latão são utilizados para aumentar a longevidade do produto. Aço inoxidável e alumínio em particular, são mais frequentemente utilizados em indústrias onde o saneamento é essencial uma vez que são materiais de higiene capazes de suportar lavagens repetidas.

Além destas especificações, é também crucial considerar o mecanismo responsável para o cálculo do peso de um produto, objeto ou substância colocada na placa. A maioria é classificada em uma das quatro categorias: equilíbrio, mola, hidráulicas ou eletrônicas. As balanças de equilíbrio consistem de uma base que descansa em um ponto de pivô central, com plataformas idênticas situadas em cada extremidade. O objeto em questão é colocado em uma placa, causando uma mudança no equilíbrio da base. Pesos de valores conhecidos são colocados na plataforma oposta até que o equilíbrio seja atingido, ou seja, altura em que os dois pratos de suporte estejam com o peso igual. Apesar de comum em laboratórios, raramente são usadas em ambientes fabris. Em vez disso, as de mola são utilizadas em muitas aplicações. Molas localizadas abaixo da placa de retenção da carga são calibradas com resistência conhecida e consistente. A mudança no grau de compressão devido à força de sobrecarga corresponde a pesos particulares.

As hidráulicas funcionam de maneira semelhante, usando o deslocamento conhecido de fluidos sob pressão, ao invés de molas. Ambos os mecanismos podem também ser usados em conjunto com outros dispositivos de medição atuando como amortecedores. Finalmente, as eletrônicas, populares pela facilidade de utilização e sua precisão, utiliza células de carga e medidores de tensão localizados abaixo da plataforma para determinar o peso de sua carga. O grau de deformação encontrado por uma bobina condutora ou folha altera sua resistência elétrica. Esta mudança é então convertida em um sinal eletrônico que fornece os dados para um leitor digital. A aplicação específica para um modelo de bancada deve ser cuidadosamente considerada ao selecionar um mecanismo de pesagem.