Usados para ligar qualquer coisa, tais como: encomendas postais, fardos de palha, fios, entre outros objetos, esse tipo de material é bastante utilizado nos setores: agrícolas, de transporte, alvenaria, pesca e até mesmo em produtos esportivos. Redes para cercas, linhas de roupas, redes para o basquete, hóquei, além de outros artigos de ligação são confeccionados de barbante.

Empresas relacionadas a barbante

Casa das Cordas Ltda.

Rua Paula Sousa, 161 - São Paulo - SP - CEP: 01027-001
Telefone fixo: (11) 3322-9555
E-mail: [email protected]
http://www.casadascordas.com.br/

Sisalsul Ind. e Com. Ltda.

Rua da Cantareira, 1118 - São Paulo - SP - CEP: 01024-000
Telefone fixo: (11) 3322-0488
E-mail: [email protected]
http://www.sisalsul.com.br/

A popularidade deste fio pode ser atribuída a muitos materiais utilizados na sua construção. Sisal, manila, juta, linho, algodão, cânhamo e outras fibras naturais, eram os predominantes no mercado. Porém, hoje em dia, no entanto, as fibras sintéticas representam quase 95% da indústria de cordéis. Avanços tecnológicos em materiais sintéticos como o acrílico, nylon e polipropileno tornam a sua utilização mais econômica na teoria e prática, pois oferecem maior resistência. Fibras naturais ainda são favorecidas em alguns ambientes, como na agricultura, que valorizam a sua biodegradabilidade e outras qualidades favoráveis.

A corda de polipropileno, por exemplo, é usada porque ela flutua na água, e a corda de sisal é usada porque ela detém nós muito bem. Não importa os detalhes, a capacidade de suportar a submersão em água e água salgada é essencial para o sucesso de qualquer material.
Cada uma das variedades diferentes de cordas oferece seu próprio conjunto de qualidades únicas. Polipropileno, por exemplo, é popular em contextos marinhos por causa de seu baixo custo e de flutuabilidade natural. Especialmente no caso de utilização de embarcações de lazer, e nas linhas de ancoragem de pequenos barcos, os cordames de polipropileno são úteis porque não vão afundar, se caírem acidentalmente na água. A corda de nylon é valorizada pela sua capacidade de resistir a choques sem quebrar, tais qualidades são úteis em aplicações marítimas, bem como na construção civil, sendo que ambos contextos envolvem o ato de puxar ou acondicionar cargas pesadas. Elásticos são essenciais em contextos variados, bem como em aplicações no transporte de cargas. Muitos outros tipos de cordas sintéticas e naturais são aplicadas em muitos outros contextos. As considerações mais importantes antes da aplicação de um cordame é na adequação da composição do cabo e nas exigências da sua aplicação.

Os tratamentos adicionais para as cordas disponíveis podem prolongar a vida útil do produto. Isso porque uma boa corda marinha deve ter força, resistência à abrasão, flexibilidade, etc. Por fim, os fabricantes de corda podem fornecer informações sobre os requisitos de cada modelo de corda para uma tarefa específica, cabendo ao cliente adquirir o que verdadeiramente suprirá suas reais necessidades em relação ao produto.