A barra do tungstênio é produzida por fornecedores do tungstênio metal. O tungstênio tem um ponto de fusão muito elevado de 3422 graus Celsius, boa resistência à corrosão e pode ser adicionado a outros metais para produzir ligas extremamente duras. O tungstênio em forma de barra é mais freqüentemente fornecido como 99,99% de tungstênio puro, que pode ser frágil.

Os fornecedores produzem barras de tungstênio por moendo o minério de tungstênio em um pó fino. O processamento químico do pó, então, forma o óxido de tungstênio, que é aquecido para reduzir o pó de minério do metal em pó de tungstênio puro. Este pó puro é colocado em um molde e hidraulicamente prensado em forma de barra. A barra resultante é muito frágil, e os produtores devem, em seguida, sinterizar a barra. A sinterização ainda vincula o pó de metal na barra, fazendo com que a barra esteja pronta para ser enviada aos fabricantes.

A barra do tungstênio é de grão fino, tem uma cor uniforme e tem um brilho muito parecido com a da prata. Elas são usadas em diversas aplicações industriais, incluindo a produção de filamentos de lâmpada elétrica, produção de pesos e contrapesos, na fabricação de ligas especiais de aço e na produção de fios de tungstênio.