Blindagem eletromagnética é uma barreira que protege os equipamentos eletrônicos contra interferências eletromagnéticas do ambiente. A interferência eletromagnética ou EMI, é o campo magnético que é criado por correntes elétricas; EMI pode viajar ao longo dos fios, circuitos elétricos e condutores, enquanto que a interferência de rádio frequência (IRF) é irradiada de "ruído" eletromagnético que se desloca pelo ar, como no caso das ondas de rádio. Leia mais sobre blindagem eletromagnética.

Empresas relacionadas a blindagem eletromagnética

Nenhuma empresa encontrada!

Tanto a EMI quanto a interferência de rádio frequência causam efeitos semelhantes, embora a EMI normalmente opere em freqüências mais baixas do que a interferência de rádio frequência. Cercas EMI, revestimentos EMI, juntas e filtros EMI são componentes usados como blindagem magnética para proteger equipamentos eletrônicos mais sensíveis. A interferência eletromagnética e interferência de rádio frequência são criados, em diferentes graus, por tudo o que conduz a energia elétrica, inclusive os fios elétricos, eletrodomésticos, computadores e todos os equipamentos eletrônicos. Dispositivos eletrônicos como telefones celulares emitem interferência de rádio frequência. Correntes elétricas normais são interrompidas quando níveis moderados a elevados de interferência eletromagnética e interferência de rádio frequência são introduzidos; sinais eletromagnéticos não-canalizados e ondas de radiofrequência podem agir como "ruído", alterando magneticamente o fluxo normal das correntes elétricas e impedindo o fluxo de energia elétrica. Um tipo especial com uso de filtros EMI podem ser encontrado em dispositivos médicos, computadores, telefones celulares, aparelhos de som, televisores, janelas, telas e até mesmo paredes.

O sistema de proteção de equipamentos eletrônicos sensíveis a interferências eletromagnéticas e a blindagem EMI de equipamentos emissores podem ser afetados por essas interferências. , colocando os equipamentos em risco. Por isso, um material condutor EMI de absorção é colocado nesses equipamento como forma de de revestimento. Assim, a técnica é feita através de objetos físicos, ou através de objetos inaparentes. As blindagens eletromagnéticas são também chamadas de escudos magnéticos, escudos EMF ou escudos RFI / RF e podem ser feitas de borracha condutora, como metais nitrílicos ou silicone, ou com elevada permeabilidade magnética. Metais como níquel, cobre, aço e alumínio são comumente utilizados, embora o padrão da indústria dos materiais seja o Mu-Metal ®, uma liga de níquel, ferro, cobre e molibdênio. Muitas indústrias dependem da blindagem EMI para proteger produtos e sistemas de comunicação, em setores como saúde, telecomunicações, produção de som e muitos outros.