A blindagem RFI é um método de defesa contra as interferências eletromagnéticas que são emitidas a partir de qualquer circuito elétrico ou de um componente eletrônico que pode interferir com o funcionamento de outros circuitos ou componentes elétricos. A interferência de rádio frequência, ou RFI, é irradiada como um "ruído" eletromagnético que se desloca pelo ar como ondas de rádio.

Empresas relacionadas a blindagem rfi

Nenhuma empresa encontrada!

A RFI é idêntica à EMI, ou interferência eletromagnética, exceto pelo fato de que a EMI é conduzida ao longo dos fios, circuitos elétricos e condutores, enquanto que a interferência de rádio frequência (RFI) é difundida pelo espaço aéreo "livremente" sob a forma de ondas de rádio. A interferência eletromagnética e a interferência de rádio frequência são os campos magnéticos que acontecem como um produto de correntes elétricas, e tanto a EMI quanto a RFI impedem o fluxo normal de eletricidade por correntes, causando interferências e avarias em aparelhos eletrônicos. A interferência de rádio frequência é de alta frequência, geralmente 100 kHz ou acima; a blindagem RF é especialmente concebida para bloquear estas frequências altas com cobre, alumínio, aço galvanizado, de borracha condutora, de plástico ou tintas de revestimento EMI. A RFI pode ser protegida por invólucros EMI, revestimentos e gaxetas EMI. Deve ser notado que nem todos estes blocos de interferência eletromagnética são conduzidos em escala; as caixas EMI, gaxetas e caixas revestidas EMI visam bloquear os sinais de interferência de rádio freqüência que se propagam através do ar.

Os sinais de EMI e RFI são criados em diferentes graus e por todos os meios que conduzem a energia elétrica, inclusive os fios elétricos, eletrodomésticos, computadores e todos os equipamentos eletrônicos. Até mesmo dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, laptops e dispositivos GPS desprendem os sinais RFI. Correntes elétricas normais são interrompidas quando níveis moderados a elevados de EMI e RFI são introduzidos; já os sinais eletromagnéticos e ondas de rádio frequência não-canalizados podem agir como "ruídos", magneticamente alterando o fluxo normal das correntes elétricas e impedindo o fluxo de energia elétrica. Produtos como caixas EMI, gabinetes revestidos EMI e gaxetas EMI são necessários para fornecer proteção total contra os sinais de RFI, que continuam a aumentar exponencialmente à medida que mais e mais dispositivos eletrônicos móveis são introduzidos no mercado consumidor. No entanto, mesmo através desses produtos desenvolvidos para proteger contra os sinais RFI, pode ser necessário o uso de sprays RFI, que são a forma mais comum de blindagem RFI. Um spray RFI, ou revestimento, muitas vezes é composto de uma base de acrílico, além de metais puros tais como cobre, prata ou níquel. Algumas aplicações comuns incluem o acondicionamento dos dispositivos eletrônicos, tais como placas de circuito impresso (PCB), cabos, interligações e filtros de entrada e saída. As indústrias que normalmente exigem produtos blindados contra os sinais RFI incluem as indústrias médicas, de telecomunicações, indústria eletrônica e militar.