Uma boca de visita em aço inoxidável não necessita de materiais adicionais para proteger sua superfície, a sua longa vida útil é o resultado de um composto com uma resistência natural à corrosão. As classes mais comuns utilizadas para as bocas de visita em aço inoxidável são as 304 e 316, ambas austeníticas. Estas classes oferecem um reduzido teor de carbono que aumenta a resistência à corrosão, o que ajuda a proteger o material de altas temperaturas.

A baixa emissão de carbono na versão do aço inoxidável 316, referido como 316L, são muitas vezes utilizados, pois oferece maior fluência à ruptura e resistência à tração em temperaturas elevadas. As bocas de visita em aplicações industriais, muitas vezes atendem agências nacionais e procedimentos padrões de órgãos reguladores, como códigos de agência sanitária que possuem projetos especializados que atendem higiene alimentar em diversos graus e regulamentos do setor e outros que são ideais para aplicações farmacêuticas e de alimentos e bebidas. Os vários tipos incluem aquelas especificadas pela forma, como oval, retangular, cúpula, cônica, lisa, bolha e os especificados pelo projeto como mola, laterais, sem sombras e etc.

A facilidade de modernas técnicas de fabricação de bocas de visita em aço inoxidável significa que o aço inoxidável pode ser cortado e soldado tão facilmente como os aços tradicionais. A fabricação começa com o aço bruto derretido em um forno elétrico durante um período de até 12 horas. Uma vez que a temperatura de recristalização é atingida, o aço derretido é fundido em uma forma semi acabada e, em seguida, passa por um processo chamado de laminação a quente para solidificar a forma. Isso é seguido por tratamento térmico por meio de recozimento, onde o aço é aquecido e depois resfriado por meio de têmpera ou endurecimento a ar. O aço inoxidável é descalcificado depois de ser arrefecido e este remove o acúmulo de carepas com a decapagem. O tamanho final e a forma são geralmente obtidos por corte a plasma, durante o qual o gás é soprado para fora de uma tocha de plasma em alta velocidade fazendo com que o plasma quente derreta o metal longe do corte. A boca de visita em aço inoxidável está pronta após o processo de soldagem.

A peça é encontrada em dois tipos, de pressão (usada em vasos de pressão, segurando gases, produtos químicos, alimentos e bebidas) e sem pressão (utilizados na inspeção e acesso a aplicações para sistemas de dutos, entradas, portas de limpeza e aberturas de enchimento). Além disso, alguns modelos são fabricados de acordo com as especificações de padrões específicos para os vasos de pressão. As bocas de visita padrão ou de parafuso em aço inoxidável tem uma configuração básica adequada para a maioria dos processos e utilizações em ambientes industriais, e os dois tipos de bocas de visita em aço inoxidável possui entrada superior e lateral, para a pressão atmosférica ou serviço. Estes equipamentos em aço inoxidável são um mecanismo de acesso rápido adequado para tanques de processo crítico e tanques de armazenagem que necessitam de acesso freqüente, seja ele apenas para inspeção, manutenção, ou qualquer outro tipo de serviço.