As bombas de 12 volts usam a força centrífuga para aumentar a pressão de um líquido através da conversão de energia mecânica em energia cinética de rotação. Elas transportam os líquidos por meio de pressão. Como os líquidos não podem ser comprimidos, os líquidos não são condensados sob pressão, em vez disso, são ministrados com a força centrífuga, a mesma força que faz com que as substâncias se afastem do seu centro de rotação.

Empresas relacionadas a bombas de 12 volts

Franklin Electric Indústria de Motobombas S/A

Rua Almirante Barroso, 716 - Joinville - SC - CEP: 89204-200
Telefone fixo: (47) 3461-2966
E-mail: vendasjoinville@fele.com
http://www.schneider.ind.br/

Os tipos são construídos em alumínio, ferro fundido ou aço inoxidável, mas também existem outros modelos fabricados com base em plásticos ou termoplásticos.

Geralmente, elas são pequenas e compactas o suficiente, chamadas de bombas de 12 volts portáteis e, consequentemente, servem para operações de menor porte, inclusive na construção civil. São encontradas em sistemas de drenagem para a construção de edifícios, no setor de agricultura e também na indústria de mineração. Existem três tipos principais de usos: para drenagem de água, de resíduos químicos ou de detritos. Devido ao seu tamanho e energia de 12 volts, elas geralmente não são concebidas para bombear os sólidos e detritos normalmente encontrados em águas residuais. Dependendo da construção, no entanto, podem ser usadas para transferir pequenas porções de produtos químicos líquidos.

São máquinas básicas que contêm poucas, mas importantes peças. O componente central é um rotor que é muito semelhante a uma hélice, exceto pelo fato de que as lâminas não são tão nítidas e criam a sucção ao invés da propulsão. O rotor é mantido em uma espiral, ou embalagem, e é montado em um eixo rotativo que liga o motor. O rotor gira, bem como suas palhetas transmitem energia cinética para o fluido que vai para voluta para a abertura de descarga. Embora a velocidade do líquido seja reduzida, a pressão aumenta, sendo possível transportar até 10 litros por minuto. A elevação máxima é de cerca de 30 pés com peças pequenas ou diminutas, oferecendo cerca de cinco metros de elevação. As mini bombas de 12 volts são portáteis e podem ser submersíveis, ou capazes de funcionar a seco. Os acessórios estão disponíveis para atender a demanda e isso inclu os filtros removíveis, modelos de conexões espigão e acessórios anti-entupimento. Muitas delas precisam ser preparadas antes de serem usadas para expelir o ar e deixar a água ser sugada pelo equipamento.