As bombas de água são máquinas que convertem o gerador de energia, que pode ser alimentado por exemplo com energia hidráulica, movimentando fluídos que não podem sofre compressão como a água. Ao aumentar a energia do fluido, itens como pressão, velocidade ou altura também são aumentadas.

Empresas relacionadas a bombas de água

ESA-Bombas D'Água

Avenida Cupecê, 1678 - São Paulo - SP - CEP: 04366-000
Telefone fixo: (11) 5562-8866
E-mail: esa@esa.com.br
http://www.esa.com.br/

Informe Comercial

Rua Apóstolo Paulo, 97 Núcleo Pimentel - Ponta Grossa - PR - CEP: 84032-572
Telefone fixo: (42) 3225-7644 - Celular: (41) 8508-0027
E-mail: duplapressao@pop.com.br

Top Bombas - Solução em Bombeamentos

Avenida Winston Churchill, 2370 sala 107 - Curitiba - PR - CEP: 81150-050
Celular: (41) 9151-3245
E-mail: vendas@topbombas.com.br
http://topbombas.com.br/

Franklin Electric Indústria de Motobombas S/A

Rua Almirante Barroso, 716 - Joinville - SC - CEP: 89204-200
Telefone fixo: (47) 3461-2966
E-mail: vendasjoinville@fele.com
http://www.schneider.ind.br/

Maritime & Offshore Partners

Rua Professor Álvaro Rodrigues, 352 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22280-040
Telefone fixo: (21) 3239-4853
E-mail: vendas@mopartners.com.br
http://www.mopartners.com.br/

Geralmente é utilizada para gerar um aumento de pressão de um determinado líquido pela adição de energia para um sistema hidráulico, para que se possa mover o líquido de uma área de baixa pressão ou com uma altitude superior a outra pressão ou altitude, geralmente são utilizadas na irrigação de lavouras, na captação de água para fins de agronegócio, ou ainda pode ser utilizada para extrair água de lençóis freáticos.

Como o nome já indica, os tipos são projetados para uso em aplicações comerciais, industriais, residenciais e de tratamento de águas residuais, bem como de transferência de água. Os modelos usam um motor elétrico para a condução de um rotor de plástico rígido ou de metal. As bombas de água industriais podem ser de auto-iniciação ou de não auto-condicionamento, o que significa que elas precisam ficar submersas para desempenharem seu trabalho. Em geral, são baratas e fáceis de manter, operar e reparar.

Existem muitos tipos, cada uma servindo a um propósito especial, podendo ser utilizada em uma casa ou em uma empresa. As multiuso e de alta pressão são geralmente as mais disponíveis, porém asde depósito e tanques de pressão são alguns dos muitos tipos. Todas, no entanto, são responsáveis pela água em movimento, de uma forma ou de outra.

Também possuem um motor, que gira uma lâmina, esta lâmina cria sucção e extrai a água para dentro das tubulações. Em seguida, ele empurra a água através das tubulações com destino aos locais de saída. De lá, um tanque de pressão ajuda a distribuir a água para todas as áreas da casa ou empresa.

Os tanques de pressão também são bombas de água. Os tanques de pressão ajudam a regular a pressão da água quando ela entra em uma instalação. Mudanças sazonais podem alterar a pressão da água, de acordo até mesmo com alterações climáticas. Um tanque de pressão da água ajuda a manter o fluxo de água constante durante todo o ano. Outros modelos podem ser considerados, como por exemplo as de depósito, residências e muitas outras instalações utilizam estes equipamentos em subsolos e porões, pois com o derretimento da neve, chuva excessiva e inundações, o risco de danos com o excesso de água pode se tornar um incômodo problemático, uma vez que pode prejudicar o bom funcionamento de um local de trabalho ou permitir a entrada de água dentro de uma residência. A melhor maneira de retirar água do subsolo é com uma bomba de depósito.

Semelhantes às de água, as de depósito possuem uma lâmina que é girada por um motor. São normalmente instaladas na parte mais crítica de um porão ou subsolo, inserindo primeiro um recipiente no chão. Este recipiente fica abaixo do nível do chão, pois a água normalmente fluirá para ele. O motor liga-se quando a boia dentro da bomba de depósito é desencadeada pelo nível da água. O motor gira a lâmina, o que empurra a água até o tubo de drenagem e para fora do prédio ou casa.

Elas também ajudam a empurrar a água de fontes de água subterrânea através de tubos levando a uma casa ou a uma empresa. Estes dispositivos também são encontrados com diversas características de potência. O tamanho da casa ou instalação e o número de banheiros e pias que eles possam conter são fatores importantes ao decidir qual modelo adquirir. Se uma casa possui muitas saídas de água, ou se uma bomba de água do poço está localizada a uma grande distância da casa, pia ou tanque, a casa vai precisar de uma peça um pouco mais potente. Além disso, as que estão localizadas em poços para abastecimento, normalmente são as de maior potência. Dependendo da aplicação específica, contam com múltiplos propósitos, suportando altas pressões. Disponíveis em lojas especializadas, são responsáveis pelo movimento da água e sua drenagem e transporte a outros locais.