Também conhecidas como de lodo, de águas residuais ou de esgoto, as bombas de lixo são projetadas para lidar com lama, areia, lixo, sólidos macios, entre outros materiais cujo destino seja o descarte. Seu design permite que este equipamento bombeie centenas ou milhares de litros de água por minuto. Possuem aletas de rotor mais profundas incorporadas com uma maior abertura de descarga.

Empresas relacionadas a bombas de lixo

Informe Comercial

Rua Apóstolo Paulo, 97 Núcleo Pimentel - Ponta Grossa - PR - CEP: 84032-572
Telefone fixo: (42) 3225-7644 - Celular: (41) 8508-0027
E-mail: duplapressao@pop.com.br

Têm a capacidade de processamento de materiais pesados ou viscosos que obstruem outras centrífugas e são utilizadas em aplicações destinadas à construção civil e zonas agrícolas. Além de existirem as comuns, as semi-bombas de lixo também estão disponíveis. Esses equipamentos são considerados "semi" devido às suas aberturas menores e incapacidade de lidar com as mesmas quantidades de lixo como os modelos convencionais.

Em uma centrífuga, o poder da força mecânica de seu eixo faz com que o equipamento rotacione, as aletas ou lâminas no impulsor transmitem energia cinética para o fluido, que percorre até a ponta das aletas. A voluta (parte espiralada) aumenta de tamanho, uma vez que se estende desde o impulsor e gradualmente reduz a velocidade do fluido, aumentando sua pressão. Com a abertura de descarga nos canais da voluta, o fluido é expelido para fora.

Normalmente são construídas de ferro fundido, alumínio ou aço inox de alta qualidade, para que possam resistir a condições adversas ou materiais perigosos. Este tipo oferece uma taxa uniforme de fluxo e pode acomodar misturas sólidas e líquidas ao mesmo tempo, no entanto, estes equipamentos não funcionam bem quando em locais elevados, ou altas pressões. Muitos equipamentos precisam ser preparados para que seu funcionamento ocorra sem maiores problemas, como por exemplo a cavitação.

Elas estão se tornando equipamentos mais poderosos e especializados, capazes de levantar materiais em muitas indústrias que necessitam deste processo. Novas tecnologias resultam em novas aplicações e utilizações mais eficazes. Por exemplo, as de jato estão se tornando cada vez mais desnecessárias devido ao desenvolvimento de variedades submersíveis.

As bombas centrífugas de higiene estão disponíveis para situações que exigem o manuseio de produto suave, de fácil manutenção e um alto grau de limpeza. Em ambientes industriais, estes dispositivos agora são capazes de entregar capacidades até aproximadamente 150 metros ou mais, além de uma vazão de 40.000 litros por minuto. As melhorias nos filtros e a capacidade de sucção destes equipamentos, evitam o entupimento ou reduzem significativamente quando se trabalha com sólidos no líquido como as de lixo. A eficiência também é importante, pois as grandes requerem enormes quantidades de energia para que o rotor gire em altas velocidades. Os materiais também contribuem para que sejam mais rápidas e eficientes. Fluorocarbonetos e termoplásticos estão ganhando popularidade por selos e peças e os metais já que seus usos são de excelente qualidade, pois resistem à corrosão, vazamentos e outras formas de danos.