As bombas verticais usam a força centrífuga para converter a energia mecânica em energia cinética e aumentar a pressão de um líquido para que ele possa ser transferido através de tubos. Como os líquidos são impossíveis de serem reduzidos em volume, não podem ser pressurizados e, portanto, devem ser transportados por outros meios.

Empresas relacionadas a bombas verticais

Informe Comercial

Rua Apóstolo Paulo, 97 Núcleo Pimentel - Ponta Grossa - PR - CEP: 84032-572
Telefone fixo: (42) 3225-7644 - Celular: (41) 8508-0027
E-mail: [email protected]

Top Bombas - Solução em Bombeamentos

Avenida Winston Churchill, 2370 sala 107 - Curitiba - PR - CEP: 81150-050
Celular: (41) 9151-3245
E-mail: [email protected]
http://topbombas.com.br/

FLuid Systems Soluções Eficientes em Bombeamento

Avenida Ceará, 1938 - Porto Alegre - RS - CEP: 90240-512
Telefone fixo: (51) 3013-2888
E-mail: [email protected]
http://www.fsbombas.com.br/

Franklin Electric Indústria de Motobombas S/A

Rua Almirante Barroso, 716 - Joinville - SC - CEP: 89204-200
Telefone fixo: (47) 3461-2966
E-mail: [email protected]
http://www.schneider.ind.br/

Maritime & Offshore Partners

Rua Professor Álvaro Rodrigues, 352 - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22280-040
Telefone fixo: (21) 3239-4853
E-mail: [email protected]
http://www.mopartners.com.br/

A força centrífuga faz com que algumas substâncias, incluindo os líquidos, se afastem do seu centro de rotação, e esta força pode ser controlada e utilizada para levantar e transportar esses líquidos. São construídas de metais como o aço inoxidável, alumínio ou ferro fundido e devem ser suficientemente fortes para resistir às pressões internas e externas. São mais utilizadas para a drenagem e transporte de água, um aplicativo que encontra muitos usos em fins residenciais, industriais e comerciais.

Em estações de tratamento de esgoto e de águas residuais esses modelos podem ser operados com bastante eficácia e alguns podem misturar materiais sólidos em suspensão com o líquido drenado. Assim como as bombas de água, os tipos verticais são usados em operações em poços mais profundos para fins de bombeamento de água, sendo importantes na construção civil e no setor de mineração. São muito aplicados também em fontes subterrâneas de edifícios para evitar problemas com alagamento ou falta de drenagem. Pelo fato de as verticais serem fabricadas de materiais resistentes à corrosão, elas podem trabalhar com a drenagem de produtos químicos e até mesmo de ácidos, por isso, as de metais como o aço inox são equipamentos úteis de transporte de líquidos perigosos ao longo de uma planta de processamento.

As bombas centrífugas verticais são equipamentos projetados em metal, que contêm um rotor horizontal, montado perpendicularmente sobre um eixo vertical giratório. O motor elétrico usa a energia mecânica para girar a hélice, cujas pás transmitem energia cinética para o líquido. A própria pressão da drenagem leva o líquido (água, mais comumente), através da voluta, até que o líquido saia através de uma abertura de descarga, às vezes em altas velocidades. As submersíveis ficam instaladas no subsolo, perto da fonte de líquido que se desloca até a superfície. Elas podem ser elétricas, contendo cabos de alimentação mantidos em uma capa protetora para evitar vazamentos ou danos. Um exemplo é uma bomba de fluxo axial, cujo rotor é, na verdade, uma espécie de hélice que eleva o líquido em uma direção paralela ao eixo, em vez de empurrá-lo em uma direção perpendicular, como acontece com as centrífugas horizontais. As verticais geralmente são projetadas de forma que haja acoplamento do motor e, dessa forma, ela possa ser instalada em uma cavidade bem funda no solo.