Diversos processos industriais necessitam dos britadores de mandíbula, ou trituradores de mandíbula, para reduzir o tamanho de certos resíduos e de matérias-primas minerais. Os fabricantes têm respondido às diversas necessidades dos setores de mineração e construção civil, por exemplo, que precisam trabalhar com uma grande variedade de equipamentos de trituração e pulverização a fim de lidar com os resíduos de minerais e da construção, como o concreto.

Estes produtos variam em tamanho e capacidade operacional, e vão desde moinhos de bolas até os modelos de grande porte, que ocupam salas inteiras. Os tipos se diferem em termos de capacidade operacional; em alguns casos, eles podem ser feitos em tamanhos que facilitam sua movimentação e portabilidade, como é o caso de alguns tipos usados na mineração.

A mandíbula do britador tem a função de se movimentar como as mandíbulas de um grande animal, por isso o nome do equipamento. Enquanto uma placa de metal fica fixa, a outra parte é móvel, permitindo o movimento de abertura e fechamento das duas partes. As placas são fixadas a um determinado ângulo dentro de um canal vertical. Quando o material a ser britado é carregado para o canal, a placa móvel se move para trás e para frente, esmagando os objetos. Assim que os detritos estão esmagados, a parte móvel de movimenta para frente e solta as partes trituradas para fora do canal. Pelo fato de as placas ficarem posicionados em um ângulo de 45 graus, a mandíbula de esmagamento exerce um processo multifase de esmagamento. Materiais grandes são parcialmente esmagados no topo do canal vertical. Por sua natureza, a mandíbula de moagem fornece um processo um tanto impreciso de esmagamento e não pode gerar a granulação dos objetos, o que outros processos de moagem podem oferecer. Por exemplo, os martelos de moagem e moinhos de esferas envolvem ferramentas de torneamento e esmagamento que esmagam e moem os objetos até que se tornem pequenas partículas granuladas. Se devidamente combinada com outros dispositivos, o britador de mandíbula pode ser um equipamento para um eficaz processo de trituração e esmagamento.