Os cabos cilíndricos pneumáticos são dispositivos que utilizam o diferencial da pressão para converter a energia do ar comprimido em energia mecânica, a fim de facilitar o movimento lateral e todas as cargas em anexo. Os cilíndricos sem haste, nada mais são do que aparelhos de ar dirigido, que oferecem as mesmas soluções econômicas e ambientalmente amigáveis.

Eles podem ser enrolados ao redor de polias múltiplas, a fim de aumentar a força, enquanto diminui o espaço, tornando esses cilindros de ar uma especial opção mais viável em muitos ambientes comerciais e industriais onde o espaço pode ser limitado. Fábricas que atuam com impressão, embalagens, materiais têxteis, construção civil, transformação de alimentos, indústrias de mineração e florestal utilizam cabos cilíndricos em um grande número de máquinas e dispositivos. Com opções de dupla ação em um único cilindro, estes mecanismos oferecem as capacidades unidirecionais e bidirecionais de equipamentos tradicionais, mas são mais flexíveis em design e configuração. Os modelos variam em tamanho, então a carga real a ser movida pode ser localizada a uma distância do cilindro, adicionando-se à facilidade de integração de tais dispositivos pneumáticos em espaços de trabalho pré-existentes. O comprimento, junto com a resistência à tração e capacidade de extensão devem ser cuidadosamente consideradas na escolha de um modelo para uma determinada tarefa específica. Outras considerações incluem o peso da carga, tamanho, velocidade, tipo de selo e do material e seus componentes.

Enquanto os cilíndricos são variáveis, a construção básica e o processo de uso se mantêm relativamente uniforme. O cilindro em si é redondo, retangular, oval ou o dispositivo de tubo recebe uma forma octogonal, com uma válvula de admissão e escape em uma ou ambas as extremidades, dependendo do projeto específico. Dentro do cilindro, o fio também está firmemente ligado a um pistão. A parte externa é presa a uma espécie de carro. Este é o local onde a carga a ser movida está conectada. Quando o cilindro está em uso, o ar comprimido é inserido em um dos lados. O ar empurra o pistão para o extremo oposto do cilindro, movendo o cabo. Assim que faz o transporte de carga e correspondentes, o artigo deve ser um componente leve, pois os trilhos e pistões podem ser usados para ajudar a suportar a carga quando necessário. O grau de movimento lateral se correlaciona com a quantidade de ar comprimido introduzido no cilindro no eixo fechado. Este comprimento, conhecido por golpe, é uma das especificações mais importantes. Considerações adicionais incluem a faixa de pressão, diâmetro, opções de montagem e o tamanho do equipamento.