Os cabos de aço são compostos de vários filamentos individuais que são trançados em fitas antes de serem helicoidalmente enrolados em torno de um núcleo para formar um cabo de aço. Cada filamento de cabo de aço é feito de uma série de ligas de ferro pertencentes à família do aço. As ligas metálicas mais comuns no mundo, que pertencem à família do aço, incluem diversas variações e combinações de ferro e carbono, juntamente com outros elementos metálicos para alcançar as propriedades mecânicas específicas e propriedades físicas.

A popularidade do material pode ser atribuído a sua resistência ao desgaste e resistência à corrosão, bem como a sua força de rotura elevada e vida útil longa. Cada uma destas considerações é crucial para suas aplicações. Muitas vezes usados como cabos de segurança e controle, os modelos de aço devem ser confiáveis e não apresentar falha mecânica, o que pode levar a consequências onerosas e até mesmo fatais para as operações. Algumas especificações adicionais incluem o comprimento, o diâmetro, a composição específica, a resistência ao esmagamento e ductilidade. Estes fatores devem ser analisados tendo em conta a utilização prevista para o cabo, que pode variar desde linhas de apoio, grua e trilhos, cabo de segurança e mecanismos de travagem. Tais aplicações utilizam mais os de aço em detrimento dos modelos de de fibras sintéticas.

Embora a configuração possa variar, os produtos de aço têm a mesma composição básica. Fios estirados de aço conhecidos como filamentos são o primeiro componente. Vários desses filamentos, que têm um diâmetro relativamente pequeno, são torcidos ou trançados em conjunto para formar um agrupamento conhecido como um cabo. O número de filamentos por fio é uma das principais características de identificação de cabo de aço e pode variar de duas a várias dezenas. Com o aço em particular, é importante considerar a liga específica em uso como o aço, que se refere a um grupo de metais com propriedades diferentes e náo só com um único elemento. Os modelos em aço inoxidável estão entre os mais populares porque oferecem maior resistência à corrosão e ao desgaste, mesmo em ambientes agressivos. Os galvanizados, no entanto, são muitas vezes mais eficazes e mais adequados para ambientes mais moderados. Os brilahntes ou não galvanizados também são comuns. Cada tipo de cabo de aço pode vir, como tal, como um conjunto completo de fixação, ferragens e outros hardwares anexados para a prevenção de atritos e para asegurar a alta conectividade.