Os cabos de controle são projetados para a transmissão positiva e precisa de movimentos mecânicos. Incorporados em equipamentos e máquinas, são responsáveis por conectar as peças móveis e controlar a interação entre as partes móveis. Indústrias como a aeroespacial, a de automação, de petróleo e gás, naval, elétrica e de produção geralmente utilizam modelos flexíveis e dobráveis.

Empresas relacionadas a cabos de controle

SOBROU MATERIAL DE CONSTRUÇÃO DA SUA OBRA OU DE SUA REFORMA?

Rua João Borges, 409 - Londrina - PR - CEP: 86063-290
Celular: (43) 9649-6262
E-mail: [email protected]
http://WWW.TROCATUDOCONSTRUCAO.COM.BR/

Controlflex Ind. de Cabos de Comando Ltda

Rua Carmelina Garcia, 790 - Votorantim - SP - CEP: 18112-525
Telefone fixo: (15) 3353-9000
E-mail: [email protected]
http://www.controlflex.com.br/

MD Policabos

Rua Carambei, 262 - São Paulo - SP - CEP: 02561-080
Telefone fixo: (11) 3955-0550
E-mail: [email protected]
http://www.mdpolicabos.com.br/

Para atender às aplicações comerciais e industriais, são feitos de fios de metal de alta resistência, torcidos e trançados em torno de um núcleo. Os cabos de controle são essenciais para o sucesso de muitas operações e também para a segurança dessas operações. Para garantir a segurança dos trabalhadores e dos equipamentos, é importante considerar as características específicas de um determinado sistema de controle de cabo. O diâmetro, o comprimento, a espessura de carga máxima e a vida útil de um cabo deve ser compatível com sua finalidade. Embora designados simplesmente como cabos, esses tipos de dispositivos de controle geralmente são compostos de um conjunto inteiro de fios grossos revestidos com caixas de metal ou borracha.

Além das especificações acima referidas, o tipo específico de cabo de controle a ser utilizado deve ser considerado. Os modelos de puxar e de empurrar são as escolhas mais populares na transmissão precisa de movimento mecânico. Os de compressão de movimento de puxar-empurrar movem-se em uma direção, enquanto a tensão puxa o cabo na direção oposta. Este tipo de cabo de controle servem nos sistemas de controle utilizados em hidráulica, pneumática e elétrica. Com os modelos com movimento de puxar a tensão, aplica-se o movimento em uma única direção. A atuação da mola é responsável por devolver ao cabo o seu ponto de origem. Qualquer tipo de cabo de controle deve ser forte, durável e capaz de dobrar várias vezes em diferentes direções sem se romper. Como acontece com todos os produtos que contêm cabos, os de controle são compostos de filamentos de arame individuais, que são torcidos ou trançados em fitas antes de serem envolvidos em torno de um núcleo. Cada elemento de um cabo de controle é fundamental para seu sucesso. A seleção do material condutor e do núcleo, além do número de curvas no sistema e do atrito relativo entre o núcleo e a canalização, determinam a eficiência do cabo de controle.