Em termos de estrutura, os cadinhos de grafite podem ter vários formatos, seja em forma de cilindro, cone, perfil baixo, perfil elevado, com paredes altas e cônicas. São feitos de metais como o cobre, a platina de quartzo ou porcelana, mas o grafite é uma alternativa para redução de custo, pois estes materiais são mais caros.

Empresas relacionadas a cadinhos de grafite

GD DERIVADOS DE GRAFITES COMPONENTES ELETROMECANIOS

Rua Guido Lacceti, 26 Galpão - São Paulo - SP - CEP: 04849-190
Telefone fixo: (11) 5933-3691
E-mail: [email protected]
http://www.gdderivadosdegrafites.com.br/

Corona Brasil

Avenida Eldorado, 530 - Diadema - SP - CEP: 09961-470
0800: 0800 7708110
E-mail: [email protected]
http://www.coronabr.com.br/

O grafite é um elemento quimicamente inerte, um mineral resistente às altas temperaturas em fornos e fornalhas. Ele resiste ao choque térmico de oxidação, abrasões, e não vai derreter, queimar ou sofrer algum tipo de mudança em condições extremas. É capaz de manter sua estrutura e forma, mesmo em temperaturas tão elevadas quanto 2750° Celsius e assim podem ser usados em fornos ou em processos de alta temperatura. Têm muitas aplicações dentro de fundições, testes de laboratório, na confecção de joias, equipamentos hidráulicos, válvulas, aspersores e outros produtos pesados.

Eles são mais usados em análises químicas para armazenar materiais e amostras durante os processos de fusão e de mistura, na determinação de cinzas de conteúdo, para derreter metais preciosos, e nas fundições para derreter muitos metais diferentes. O grafite usado para a fabricação pode ser normal ou de alta pureza. As misturas de grafite geralmente contêm uma elevada percentagem de grafite, que são muitas vezes misturadas com argila, no entanto, o cadinho sofre alta purificação antes de ser usado em um processo.

Os cadinhos de qualquer tamanho ou material são medidos em mililitros e são sempre portáteis e manipulados com pinças e com muito cuidado. A maioria deles, a menos que projetado especificamente, tem uma superfície lisa e todos eles são encontrados na tonalidade cinza-escura ou na cor preta. Para eliminar o risco de contaminação cruzada e um processo de limpeza difícil, muitos são considerados produtos descartáveis. Devido ao fato de ser misturado com barro, os limites de temperatura são reduzidos, uma vez que a sua durabilidade também. Depois de o grafite atingir sua temperatura máxima, ela tende a começar fundir com oxidantes e, se deixada em um forno por muito tempo, pode corroer e causar contaminação. Os cadinhos de grafite não são muito porosos e não absorvem grande parte do material que está sendo processado. Muitos tamanhos estão disponíveis e podem ser feitos para atender requisitos de fabricação de qualquer gênero, por um certo custo mais elevado, ou eles vêm em tamanhos padronizados. O grafite usinado é misturado com argila refratária, junto com outros aditivos, e em seguida se forma o cadinho por extrusão ou fundição, e eles são tratados termicamente em um forno, onde ocorre o seu fortalecimento.