No processo de calafetação é utilizado um produto de borracha extrudada, que é usada para isolar estruturas, veículos e objetos resultantes de condições climatéricas. Para esse processo, é usado um tipo de borracha de guarnição, embora, ao contrário da guarnição de borracha que funciona quase exclusivamente como uma forma de isolamento.

Empresas relacionadas a calafetação

Braska | Locação de Geradores de Energia

Rua Alfredo Achcar, 970 - Valinhos - SP - CEP: 13270-020
Telefone fixo: (19) 3881-2149
E-mail: contato@braska.com.br
http://www.braska.com.br/

M.G.MANUTENCAO

Rua Bela Vista, 58 - Atibaia - SP - CEP: 12950-310
Telefone fixo: (11) 4412-9220 - Celular: (11) 7205-5396 - Celular: (11) 7597-2182
E-mail: mg.manutencao@bol.com.br

Mundial Prime - Aeroflex

Rodovia BR-116, s/n km115 - Curitiba - PR - CEP: 81690-500
Telefone fixo: (41) 3265-7730
E-mail: contato@aeroflex.ind.br
http://www.mundialprime.com.br/

Além de funcionar como um auxílio de controle do clima, o processo protege os edifícios e veículos, em comparação à exposição indesejada de água, calor, frio e vento.

Embora o âmbito de aplicações industriais e comerciais para calafetar seja limitado, esse tipo de processo é essencial para muitas indústrias. Algumas empresas de manufatura dedica todas as suas linhas de extrusão para a produção de diferentes tipos de vedações. As funções da calafetação funciona principalmente como uma porta e janela isolante. Especificamente, ela preenche a lacuna entre as partes móveis das portas e janelas, e seus jogos. Na indústria automotiva, a calafetagem para portas de carro, janelas, malas e capas é totalmente indispensável. Na indústria da construção, particularmente em áreas geográficas onde o frio intenso é uma consideração para as construtoras residenciais e profissionais de manutenção, a técnica está se tornando uma parte cada vez mais importante de controle do clima com eficiência energética. Os produtos também tem aplicações limitadas em indústrias que fabricam máquinas de gelo ou geladeiras.

Todos os produtos são processados com extrusão de borracha, que são máquinas que transformam a matéria-prima da borracha natural ou sintética em artigos funcionais. Uma linha de extrusão começa com uma coleção de pelotas de borracha em um funil que dirige a matéria-prima em um canal de transporte. O funil é normalmente colocado em cima de uma abertura no canal de transporte, e a força da gravidade envia o material para o canal. Na maioria das máquinas extrusoras de borracha, o canal de transporte está equipado com um parafuso longo que se move e pressuriza o estoque, enquanto é aquecido. Perto do fim do canal, o estoque aquecido e pressurizado atinge um estado de quase liquefeito e está pronto para ser forçado à cura.

Um dado é uma ferramenta que é usada para criar formas endurecidas de uma determinada matéria-prima. Nesse caso, a cura causará um orifício estreito através do qual o material é moldado. Quando isso acontece, o estoque do maquinário tem a forma do molde, que ele mantém, uma vez que tenha endurecido. O material recém-extrudado de borracha pode neste momento ser cortado ou pode continuar a etapa de processamento adicional, caso seja necessário. Para o uso em aplicações exigentes, como na indústria automotiva, a calafetação pode ser curada com substâncias de enxofre ou outros materiais em um processo chamado vulcanização. Este processo melhora a força da borracha e durabilidade, tornando-a mais resistente às intempéries.